Distinções

IMPERALUM – SOCIEDADE COMERCIAL DE REVESTIMENTOS E IMPERMEABILIZAÇÕES, S.A.

Info

A Imperalum, fundada em 1968, foi a primeira empresa em Portugal a produzir membranas betuminosas de impermeabilização.

Tendo eleito como missão contribuir de forma sustentável e duradoura para a qualidade de vida das edificações, a empresa tem apostado no mercado do conforto, da sustentabilidade e da eficiência energética através do desenvolvimento de produtos e sistemas nas áreas da impermeabilização, isolamentos térmicos e acústicos, drenagens e geotêxteis.

Em termos de gestão a Imperalum tem apoiado o seu desenvolvimento em quatro vetores que nos parecem essenciais.

A Inovação- fomos pioneiros em Portugal na modificação de betumes para impermeabilização, na promoção do conceito de isolamento térmico, na divulgação sistemática junto da comunidade técnica nacional procurando com a Academia Imperalum transformar conhecimento em valor. Foi também a Imperalum a primeira empresa nacional do sector a obter a credenciação dos seus sistemas de impermeabilização junto do LNEC- Laboratório Nacional de Engenharia Civil - através da publicação dos Documentos de Homologação, hoje Documentos de Aplicação, que continuam a constituir um referencial para a comunidade técnica nacional.

A Competitividade – A certificação do sistema de gestão de qualidade em 1994 – ISO 9001 – a certificação ambiental em 2005, a implementação da ferramenta de gestão Balanced Score Card em 2010, a atribuição de galardões de gestão empresarial, dos quais destacamos o PME líder, são marcos competitivos importantes na vida da empresa.

O Crescimento – desde logo o crescimento geográfico espelhado na amplitude territorial que lhe permite apoiar localmente o mercado, através das suas delegações do Porto, Coimbra, Lisboa e Olhão. O crescimento por aquisição surge em 2003 com a compra da RUC, que era, à época, a segunda maior empresa nacional do sector, consolidando dessa forma a liderança do mercado nacional.

A Normalização – a Imperalum é desde 1990 ONS – Organismo de Normalização Sectorial, por protocolo assinado com o IPQ- Instituto Português da Qualidade, pelo que tem sido parte ativa no desenvolvimento das normas europeias e respetiva adoção no acervo normativo nacional, das quais se destacam as normas harmonizadas necessárias à marcação CE para os produtos de impermeabilização, em vigor desde 2006. Conscientes da importância da interação com o nosso sector industrial e comercial, a Imperalum é sócia da APCMC, integrando o seu Conselho Consultivo e é membro da EWA - European Waterproofing Association, onde para além de fazer parte do Conselho Diretivo, ocupa a função de Tesoureiro.

A Distinção

A "IMPERALUM - SOCIEDADE COMERCIAL DE REVESTIMENTOS E IMPERMEABILIZAÇÕES, S.A." foi distinguida pela SCORING com a Certificação "TOP 5% MELHORES PME DE PORTUGAL”, edição 2022. A SCORING certifica que a empresa cumpriu os requisitos de acesso à certificação e obteve, de acordo com o método ScorePME e no exercício fiscal de 2021, um Índice de Desempenho e Solidez Financeira superior a 80%, evidenciando ainda consistência nas vertentes económica e financeira, o que só é acessível a menos de 5% das empresas nacionais. Em conformidade, obteve Notação SCORING "EXCELENTE" ("NS 5"), o que lhe confere em termos de sustentabilidade económico-financeira, a distinção “TOP 5% / 2022” atrás referida.

A excelência da gestão operacional e financeira demonstrada pela empresa certificada, merece o elogio da SCORING à equipa de gestão e a todos os colaboradores. Fazemos votos que seja um estímulo para que continuem a elevar a empresa a um nível superior.

Certificações SCORING anteriores:
- TOP 10+ Setores 2021;
- TOP 5% MELHORES PME DE PORTUGAL, Edição 2021