A METODOLOGIA

ELEGÍVEL TOP 5%

REQUISITOS

RANKING

Selo_TOP10_2024-03

DISTINÇÃO

O requisito fundamental para uma candidatura é a EMPRESA ser elegível TOP 5%, com ou sem adesão. No entanto mantém-se a regra de que o valor pago na subscrição TOP 5% será integralmente deduzido numa eventual subscrição TOP 10 Melhores PME Setor e/ou Região do mesmo ano. As empresas ficam assim, com duas oportunidades de comunicação com os seus públicos.

Requisitos de acesso

  • iDS > 80%; Notação 5 (Excelente) – elegível TOP 5%, com ou sem adesão;
  • Atividade relevante na Região ou Setor (volume de negócios a partir de 1 milhão € ou ativo superior a 1 milhão €);
  • Quadro de pessoal entre 5 e 250 trabalhadores

Avaliação financeira

  • Para cada empresa candidata, é calculado o indicador Qualidade Económica das VendasQEV = iDS x VN (Índice de Desempenho e Solidez financeira e Volume de Negócios anual);

  • As empresas que apresentem os 10 maiores valores de QEV da categoria, são distinguidas TOP 10 Melhores PME na respetiva categoria.

Distinção < 0,5% das empresas

Requisitos específicos

  • Top 10 Melhores PME da Região: estar sedeada na região de candidatura;
  • Top 10 Melhores PME do Setor: apresentar pelo menos 50% do volume de negócios anual no setor de atividade.

Porquê o indicador-chave "QEV"

  • O Top 10 Melhores PME do Setor ou da Região, está alicerçado numa ideia-chave: vender até pode ser fácil, o que é difícil é realizar volume de negócios com sustentabilidade financeira, oferecendo uma perspetiva de continuidade e confiança permanente a clientes, a colaboradores e interessados em geral.

  • O indicador QEV é o que melhor espelha a capacidade das empresas em cumprir esse objetivo, o de aliar volume de negócios significativos a um elevado índice de desempenho económico e solidez financeira (Notação 5 – Excelente).

AS GARANTIAS

As certificações financeiras SCORING são auditadas e certificadas por diversas entidades externas que provam a isenção e fidelidade do método de avaliação da SCORING.

O serviço de classificação de empresas (Método ScorePME) foiauditado pela SGS e é certificado pela norma ISO 9001:2015.

 

 

Consultar Certificado
A BUREAU VERITAS audita periodicamente o modelo das certificações financeiras SCORING, confirmando a fiabilidade da base de dados com as IES e a aplicação de forma isenta e objetiva às empresas, comprovado matematicamente.
Consultar Certificado
O modelo de avaliação da SCORING, foi alvo de parecer científico de docentes do ensino superior doutorados em Gestão, que confirmaram a sua aptidão para medir e diferenciar as empresas quanto ao desempenho organizacional e solidez financeira.
Consultar parecer
Um estudo independente da Five Stars Consulting, revelou que as empresas consideram que a certificação financeira TOP 5% Melhores PME de Portugal tem um impacto positivo nas vendas (81%) e na motivação dos colaboradores (82%).
Consultar declaração

RECURSOS DE COMUNICAÇÃO

Com a adesão, a empresa certificada recebe os seguintes recursos de comunicação personalizados com nome e NIF da empresa.

AFIRME A SUA EMPRESA COMO UMA

PME DE REFERÊNCIA

ETAPAS DO PROCESSO ATÉ À CERTIFICAÇÃO

1ª etapa

Representante da EMPRESA apresenta candidatura, indicando o Setor, a Região ou ambos, através de formulário nesta página.

(grátis)

2ª etapa

SCORING avalia requisitos gerais e específicos e comunica à EMPRESA o enquadramento aprovado ou proposto (Setor/Região).

(grátis)

3ª etapa

SCORING apura as TOP 10 Melhores PME por categoria. EMPRESA decide subscrição que permite a divulgação da distinção.

(grátis)

4ª etapa

SCORING valida dados e confirma. Emite Certificado, Selo personalizado com NIF e Setor ou Região, e Relatório Financeiro de conformidade.

(subscrição)

Empresas Certificadas

TESTEMUNHOS

Projeto cofinanciado pela União Europeia