SUSTENTABILIDADE E ESG

Ajudamos organizações a transformar compromissos em impacto.

 

Apoiamos a integração da sustentabilidade no modelo de negócio, através do desenvolvimento de estratégias, políticas e iniciativas que fortalecem a resiliência, aumentam a competitividade e geram impacto social e ambiental positivo.

Garantimos a conformidade regulatória, potenciamos a criação de valor e reforçamos a gestão de risco, permitindo que as organizações estejam melhor posicionadas para aceder a financiamento em condições mais favoráveis e a incentivos comunitários.

ESG icon

SERVIÇOS SCORING ESG

ESG-03

Consultoria

A equipa de consultores integram os projetos das empresas clientes, na medida das necessidades identificadas por estas. Pode ser um acompanhamento permanente, de A a Z, ou um acompanhamento base para condução geral do projeto. Cada empresa terá o seu projeto de consultoria à medida.
Todo o programa está preparado para apoiar as empresas, cabendo a estas as decisões e a recolha de dados necessárias. Os formadores e, em especial, os consultores, dão contributos para que as decisões sejam bem enquadradas e informadas e que a recolha de dados seja organizada.
ESG-02

Formação

A SCORING conta uma equipa de formadores especialistas em Sustentabilidade e ESG com cursos desenvolvidos nesta área.
A oferta formativa nesta área satisfaz um conjunto alargado de necessidades das PME. Inclui Workshops de sensibilização dirigida a todos os colaboradores da empresa sobre a temática da sustentabilidade e o seu impacto nas empresas; formação intermédia dirigida aos que vão ter uma participação mais ativa na implementação da jornada para a sustentabilidade (chefias intermédias, etc); formação de especialização teórico-prática, dirigida aos que vão integrar a equipa que vai ser a responsável pela definição da estratégia e pela preparação do relatório.
ESG-site_Prancheta 1

PME +Sustentável

Desenvolvemos um programa completo que vai apoiar durante a Jornada de Sustentabilidade da sua PME.
Trata-se de um programa abrangente de formação e consultoria, que tem como objetivos (i) dotar a empresa de uma estratégia de sustentabilidade e (ii) preparar o primeiro reporte de sustentabilidade, com vista à sua eventual divulgação interna e externa. É suportado numa plataforma informática que estrutura todo o processo de recolha de dados, desde o diagnóstico e a análise de materialidade (dupla materialidade), passando pela elaboração da estratégia e culminando no relatório de sustentabilidade.

CONSULTORIA

Conheça detalhadamente os nossos serviços de consultoria

O Relatório de Sustentabilidade é um instrumento essencial de transparência e responsabilidade corporativa, que apresenta o desempenho ambiental, social e de governação (ESG) das organizações. É elaborado com base em referenciais internacionalmente reconhecidos — Global Reporting Initiative (GRI), European Sustainability Reporting Standards (ESRS) ou VSME — de acordo com a natureza, dimensão e estado de maturidade em sustentabilidade da organização, assegurando a qualidade, consistência e comparabilidade da informação.
Para além de atender às exigências legais de relato, quando aplicável, o relatório evidencia o compromisso da organização com a sustentabilidade, a ética organizacional e a criação de valor a longo prazo.
A análise de materialidade é um processo essencial que identifica os temas de sustentabilidade mais relevantes para a organização e para os seus stakeholders.
A materialidade de impacto permite compreender a relevância e a magnitude dos impactos, positivos ou negativos, que cada tema tem sobre a organização e sobre o seu contexto ambiental, social e de governação, ajudando a definir as prioridades estratégicas de atuação.
Com base no princípio da dupla materialidade, avaliam-se simultaneamente os impactos da empresa na sociedade e no ambiente e os efeitos das questões de sustentabilidade no seu desempenho financeiro, garantindo a conformidade com os European Sustainability Reporting Standards (ESRS).
A autoavaliação em sustentabilidade permite avaliar o ponto de partida da organização nos critérios: ambiental, social e de governação (ESG), analisando as suas práticas, políticas e processos existentes.
Este processo possibilita identificar o nível de conformidade legal e o grau de alinhamento com as boas práticas de sustentabilidade, fornecendo uma avaliação do nível de maturidade organizacional e orientando o caminho para alcançar patamares mais elevados de desempenho sustentável.
A estratégia de sustentabilidade tem como objetivo integrar a sustentabilidade no modelo de negócio da organização, assegurando o alinhamento com a sua missão, visão, valores e objetivos estratégicos.
Baseia-se no diagnóstico organizacional e na análise de materialidade, garantindo uma abordagem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os critérios ESG. Para cada dimensão ESG — ambiental, social e de governação — são definidos eixos prioritários, objetivos e metas de desempenho.
O plano de ação garante a operacionalização da estratégia, de forma mensurável, permitindo a gestão e acompanhamento contínuo.
Apoiamos as organizações na identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mais relevantes, analisando os ODS para os quais a organização contribui de forma direta e indireta.
Este mapeamento permite priorizar ações estratégicas, mensurar as contribuições e comunicar de forma transparente o alinhamento da empresa com a Agenda 2030.
A ISO 20400 – Compras Sustentáveis estabelece orientações para a integração de critérios ambientais, sociais e económicos em todo o processo de aquisição e na cadeia de abastecimento.
Apoiamos as organizações na implementação deste referencial, assegurando conformidade com as boas práticas nacionais e internacionais e preparação para o reconhecimento por entidade certificadora.
Apoiamos as organizações na avaliação e revisão das políticas salariais, promovendo a igualdade de género e a transparência remuneratória, em conformidade com a Diretiva Europeia da Transparência Salarial (UE 2023/970) e as orientações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Asseguramos a análise das estruturas salariais e remuneratórias, a identificação de disparidades injustificadas e a elaboração de planos de ação corretivos, garantindo a conformidade legal.
Desenvolvemos Códigos de Ética e Conduta ajustados à realidade da organização e alinhados com as melhores práticas de governação corporativa e compliance. O serviço segue as orientações da Norma Portuguesa NP 4460:2007 – Ética nas Organizações, fornecendo linhas de orientação estruturadas para a elaboração e implementação de códigos de ética eficazes, que promovem a integridade, transparência e responsabilidade organizacional.
Apoiamos as organizações na elaboração e implementação do Código de Prevenção de Assédio, promovendo ambientes de trabalho respeitosos, seguros e inclusivos.
O cálculo do salário digno (living wage) é o processo de determinar o valor mínimo que um trabalhador deve receber para garantir uma vida digna, cobrindo as necessidades básicas dos colaboradores e as da sua família, sem depender de subsídios ou apoios externos. Com base na Metodologia Anker para a Estimativa de Salário Digno e Rendimento Digno, define-se o salário digno a partir de uma análise detalhada do custo de vida local, considerando despesas essenciais, bem como uma margem para imprevistos e poupança.
imagens-site-esg-05

Notícias ESG

Projeto cofinanciado pela União Europeia