40 anos de inovação e sustentabilidade
Com uma forte relação de proximidade ao mercado – retalho alimentar e canal horeca – a Jordão está focada em entregar ao seu cliente a melhor proposta de valor. Aliando a sua experiência de quatro décadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras que conciliam design, alta performance, baixo consumo de energia e a menor pegada ecológica.
Num mercado em constante evolução, focado na experiência do consumidor, na eficiência energética e no desenvolvimento de lojas que sejam realmente magnéticas e convenientes, a JORDÃO tem contribuído para traduzir as aspirações dos retalhistas e das marcas, através do desenvolvimento de equipamentos standard, de conceitos e de projetos customizados, que contribuem para aumentar as vendas e a eficiência operacional.
Com quarenta anos de experiência no desenvolvimento de soluções de conservação e exposição alimentar – refrigeração, congelação e aquecimento – para o retalho alimentar e o canal Horeca, é central para a JORDÃO que as suas soluções devem contribuir para a corporização das marcas, do seu negócio, do seu posicionamento e da experiência de compra que oferecem aos consumidores. Neste sentido, existe uma oferta integrada de modelos e de versões que permite responder totalmente às diferentes necessidades de exposição e de conservação alimentar, desde o canal Horeca, à grande distribuição, ao retalho de proximidade e especializado, como o takeaway, as gelatarias ou as chocolatarias, entre outros. As insígnias encontram uma solução 360° para as diferentes necessidades do seu negócio, com um design diferenciador que garante a máxima promoção e visibilidade dos produtos, o que é muito relevante para as vendas. A par desta abrangência e da versatilidade das suas gamas, a sua proposta distingue-se também pela customização e a cocriação de equipamentos e de soluções que respondem aos requisitos individuais de cada player.
Graças à sua proximidade ao mercado e a uma forte relação de reciprocidade que estabelece com os seus clientes, a Jordão tem tido o privilégio de trabalhar com as principais e mais inovadoras insígnias. Que os desafiam para projetos inovadores e disruptivos, e os fazem ir mais além, para a linha da frente da inovação e das tendências. Como o renascimento dos formatos de proximidade, a transformação dos postos de abastecimento ou as primeiras lojas cashier-less em Portugal. Em 2019, criou a marca JORDAO INNOVCOOL ® que nasce da necessidade de sair da sua zona de conforto e participar na transformação digital do retalho alimentar e do canal Horeca, através da incorporação de soluções IoT, que melhorassem efetivamente a experiência do consumidor e a operação das insígnias. De entre os vários os projetos postos em marcha, destacam-se alguns já no mercado. Os cacifos com temperatura controlada (refrigerados, para congelados ou aquecidos) para levantamento de encomendas de alimentos online, o modelo CLICK & COLLECT. A micro-store UNITED BUY BYE, que integra soluções de inteligência artificial e computer vision, uma experiência de compra autónoma e seamless, mas também uma oportunidade para melhorar a eficiência operacional dos retalhistas, incluindo a monitorização em tempo real de vendas e de stocks. A app J-SMART, para monitorização remota dos equipamentos, para uma atuação preventiva ao nível da assistência técnica, para a otimização de operações e para garantia da ótima performance, evitando- -se, assim, perdas de produto e o consumo desnecessário de energia. A CORK CORE, uma solução de isolamento térmico em cortiça, matéria-prima 100% natural, 100% reciclável e carbono negativa, que substitui o poliuretano injetado no isolamento térmico dos equipamentos, garantindo uma excelente performance, uma maior durabilidade e uma menor pegada CO2. Ou a SUNFLOWER, um expositor refrigerado móvel para uso fora de portas dotado de um sistema híbrido de energia, que quando exposto ao sol consome “0” watts. Refrigeração a custo zero, portanto!
Tendo escolhido a sustentabilidade e a eficiência energética como as suas grandes apostas estratégicas, a Jordão tem colocado a sua experiência de quatro décadas ao serviço da procura constante de soluções inovadoras que conciliem design, alta performance, baixo consumo de energia e uma menor pegada ecológica.
É uma marca produtora de energia renovável, que reduz o impacto ambiental do processo produtivo e das suas instalações, e que antecipou a adoção da legislação europeia que visa a sustentabilidade ambiental, como a utilização de gases de baixo potencial de aquecimento global (GWP).
Com o objetivo de colocar sempre do lado do cliente a melhor proposta de valor, investimos também na investigação e desenvolvimento de soluções eficientes, que permitem economias significativas nas faturas de energia dos retalhistas. Os equipamentos de refrigeração comercial são tradicionalmente muito exigentes do ponto de vista energético e representam uma fatia muito significativa da fatura de energia das lojas. O consumo energético é, portanto, um tema da maior importância, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista operacional, já que uma redução de consumo tem um impacto importante e imediato nos seus resultados operacionais.
A atribuição do selo de “Líder em Eficiência Energética” ao seu novo expositor vertical Futuro 2-HE 1250 pelo Portal Topten no final de 2021, veio atestar o compromisso. O seu expositor está no topo do ranking do índice de eficiência energética (EEI) da sua categoria, numa plataforma comparativa internacional, onde estão presentes equipamentos dos principais fabricantes mundiais. Entretanto, também a bancada refrigerada modelo NEXT HE 3P foi igualmente listada como a melhor dentro da sua categoria.
[O Topten é um portal de pesquisa online para equipamentos profissionais, que apresenta os melhores modelos em várias categorias de produtos dos principais fabricantes. Os critérios chave de seleção do Topten são a eficiência energética e o consumo.]
Recentemente a empresa viu reconhecida a sua idoneidade para a prática de atividades I&D pela Agência Portuguesa de Inovação. E recebeu o estatuto INOVADORA 22, atribuído anualmente pela Cotec – Associação Empresarial para a Inovação a empresas que combinam elevados padrões de estabilidade financeira e eficiência operacional com potencial de inovação tecnológica, de modo a gerar um crescimento robusto, rentável e recorrente.
Na celebração do 40º Aniversário da JORDÃO há um legado e uma empresa em preparação para o futuro.
A empresa investiu na ampliação da sua área produtiva, duas novas unidades que representam um aumento de 58% face à área atual. Esta foi também a ocasião para o rebranding, a empresa deixa a anterior JORDAO COOLING SYSTEMS® e a adota a nova marca JORDAO®. Mais simples e focada, reflete a rapidez dum mercado em contante evolução. Dinamismo este que se encontra também no símbolo do 40º aniversário, onde o azul, tradicionalmente associado à refrigeração, à tecnologia e à indústria, se une ao verde da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental, as apostas estratégicas.