Inovação na formação profissional contínua

 

A inovação nas organizações, motivada pelo progresso tecnológico e globalização dos mercados, está a ser acompanhada, gradualmente, pela inovação nos sistemas de educação e formação profissional, nas suas vertentes quer inicial, quer contínua.

Se num contexto organizacional, a inovação deve ter como foco o crescimento da empresa e o seu desenvolvimento sustentável, no âmbito específico da formação profissional, a inovação passará pela implementação de novos métodos de aprendizagem, pelo recurso à tecnologia e, ainda, pela atualização dos programas curriculares. A criação de parcerias e colaborações entre centros de formação e empresas, poderá também contribuir para uma resposta mais ajustada às necessidades específicas de cada organização.

O ensino e a formação estão a promover a criatividade e a inovação, elementos que podem transformar economias e sociedades. Ao mesmo tempo, a inovação, sob a forma de novas formas de cooperação, alterações produzidas nos programas curriculares, nos métodos de ensino e na tecnologia, estão a proporcionar maior flexibilidade e a modernizar o ensino e formação profissional (EFP).”

CEDEFOP, Inovação e formação: parceiros na mudança, 2012

in https://www.cedefop.europa.eu/files/9103_pt.pdf.

Esta modernização dos sistemas (de ensino) e formação profissional deverá ter como propósito a melhoria da “capacidade de identificar as necessidades de competências no futuro e a aumentar o acesso a novas oportunidades”, possibilitando, assim, a aquisição e renovação (contínua) de conhecimentos e habilidades, e a flexibilidade e adaptação a novos contextos e desafios profissionais.

Neste âmbito, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o seu Centro para a Educação e Formação (UNEVOC – Centro Internacional para Educação e Formação Técnica e Profissional) consideram existir “4 dimensões, que representam as áreas a inovar”:

  1. Estratégia e gestão;
  2. Ensinamentos e aprendizagem;
  3. Produtos e serviços;
  4. Gestão da relação do ecossistema.

O quadro abaixo reúne as principais informações sobre estas dimensões, bem como alguns exemplos da sua aplicação e/ou implementação.

Percebe-se, assim, que a abordagem à inovação dos sistemas (de ensino e) formação profissional deve ser holística, envolvendo todos os intervenientes e estruturas da instituição. Também a nível organizacional, a inovação deve ser entendida como um todo, com uma finalidade comum e cujos procedimentos passem, de forma simples e objetiva, a fazer parte da cultura da empresa.

Elementos inovadores na formação SCORING

O modelo de formação profissional da SCORING pauta-se por um esforço de toda a organização, na oferta e implementação de serviços formativos inovadores e de qualidade.

São elementos diferenciadores da oferta formativa SCORING os seguintes:

  • Forma de organização da formação, em e-learning (a distância), que respeita os diferentes ritmos de aprendizagem dos formandos, bem como possibilita um maior equilíbrio entre a vida pessoal / social e profissional;
  • Oferta formativa variada, nas mais diversas áreas de atividade das empresas;
  • Formação à medida das necessidades e características de uma dada empresa, e dos seus colaboradores (presencial ou e-learning);
  • Desenvolvimento de cursos de especialização, com uma forte componente síncrona, centrada na realização de sessões de live-training;
  • Tutoria ativa dos formandos, quer assíncrona (através da resposta a publicações em fóruns, feedback a trabalhos realizados) mas também síncrona, com vista a um contacto mais próximo entre formador e formandos;
  • Formadores multidisciplinares e com experiência profissional, e formativa, nas áreas de formação de que são responsáveis;
  • Acompanhamento e formação interna dos formadores, nomeadamente na plataforma de apoio à aprendizagem a distância;
  • Atualização contínua das funcionalidades da plataforma de apoio à aprendizagem a distância, como por exemplo mecanismos de verificação do progresso da aprendizagem;
  • Disponibilização de conteúdos didáticos dinâmicos e interativos, que potenciam a motivação e ação dos formandos;
  • Criação de vídeos demonstrativos de temáticas / procedimentos mais práticos e de videoaulas de apoio ao estudo;
  • Desenvolvimento constante de novos programas de formação, a fim de abarcar mais áreas de formação e dar resposta a necessidades cada mais específicas das empresas e formandos.

 

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