A Importância do Eneagrama numa empresa

Uma empresa será tanto mais funcional quanto maior for a variedade de personalidades que nela colaborem, desde que estejam em equilíbrio, pois cada uma traz à empresa caraterísticas necessárias que no seu conjunto completam a dinâmica do seu desempenho.

A vulnerabilidade económica e social que vivemos são uma realidade pronta a atacar as empresas a qualquer momento. Cientes deste facto, os empresários procuram alternativas que acabam sempre por passar pela mudança das estruturas e procedimentos, rumo à inovação que garanta a sustentabilidade e crescimento das suas empresas.

Toda a mudança, para ser bem-sucedida, tem de começar pelas pessoas, visto serem o pilar fundamental das organizações. Para desenvolver qualquer processo de mudança interna com sucesso, é preciso compreender cada um dos indivíduos e a sua interação na estrutura, obtendo de cada um o melhor das suas capacidades e saber como melhorar certas caraterísticas menos funcionais.

O Eneagrama

Para vencer este desafio existe uma ferramenta versátil e muito prática para desvendar e trabalhar a personalidade em todas as áreas: o Eneagrama.

O Eneagrama apresenta nove tipos de personalidade que revelam as motivações pessoais, limitações e dons naturais de cada personalidade. Percebem-se os padrões de pensamento e comportamento automáticos em que vivemos, obtendo sempre os mesmos resultados.

Para sair da caixinha da “mesmice”, o Eneagrama começa por mostrar o ponto de partida, que é um dos nove tipos de personalidade, e oferece a “chave” para uma nova compreensão de si próprio e dos outros na dinâmica da empresa. Começando por trabalhar os exageros e os dons de cada personalidade, aprende-se a motivar e potenciar ainda mais o desempenho das equipas. Desenvolve-se uma autoconsciência de gestão comportamental, que funciona como um núcleo potenciador de equipas de excelência, capaz de elevar a empresa, provavelmente, para além do expetável.

Sucintamente, os nove tipos de personalidade do Eneagrama são:

  • Tipo 1 – Busca a perfeição, sendo muito exigente e crítico consigo e com os outros. Disciplinado, cumpre e motiva os outros para cumprir as regras. Meticuloso, tende a ser inflexível, não considerando o meio termo das situações. O dever é para cumprir nem que seja necessário fazer horas extraordinárias.
  • Tipo 2 – Sente a necessidade de ser útil e indispensável para os colegas e a empresa. É extremamente atento às necessidades dos outros, e sabe como os ajudar e agradar. Muito enérgico e entusiasta no relacionamento com os colegas e chefias, acaba por colocar as prioridades dos outros à frente das suas tarefas. Não pede ajuda para si, mas espera que os outros percebam quando precisa de algo.
  • Tipo 3 – Vive para o sucesso, por isso motiva-se por objetivos de curto prazo e visíveis aos olhos das chefias e colegas, de quem espera reconhecimento e aplausos. Sente que o seu valor como pessoa depende dos sucessos alcançados. Tem uma extraordinária capacidade de adaptação e sabe muito bem como motivar os outros para o ajudar a cumprir as suas metas.
  • Tipo 4 – Procura desenvolver o sentido estético, criativo e original com autonomia no trabalho que desempenha. Na empresa, procura a conexão com as pessoas eleitas por si que tendencialmente são as que ocupam lugares de destaque ou que no seu entender, tenham bom gosto. Move-se num campo emocional onde as mudanças de humor são rápidas e extremas.
  • Tipo 5 – Preserva a sua privacidade mantendo uma postura discreta e observadora na empresa. Privilegia o conhecimento na sua área de trabalho, sabendo muito mais do que mostra. Talvez por isso, consiga manter a calma nas crises ou quando os ânimos se exaltam. É lógico, ponderado e tem grande capacidade de síntese, o que são boas caraterísticas para trabalhar com processos.
  • Tipo 6 – Pode ter uma postura direta e ousada ou mais cálida e simpática. Confiar não é fácil, pelo que está sempre atento às pessoas e à dinâmica da empresa. Sendo precavido se algo não correr bem, já existe um plano “B”. A ansiedade é um sentimento frequente que diminui com a execução do trabalho. É muito gregário e dedicado à empresa da qual espera assertividade e segurança.
  • Tipo 7 – Busca experiências novas, desafiantes e prazerosas mesmo no trabalho. Otimista por natureza, tem sempre muitas ideias e várias soluções para cada situação. A sua espontaneidade e entusiasmo dão-lhe a possibilidade de ser um excelente orador. Tende a ignorar as situações desagraveis e prefere tarefas de execução rápida.
  • Tipo 8 – O comando e o controlo são caraterísticas intrínsecas que muitas vezes o tornam a força motriz da empresa. Sempre pronto para entrar em ação, executa as tarefas com grande rapidez e assertividade. Visionário e pioneiro, confronta os outros para saber se estão à altura dos desafios. Embora a tolerância nem sempre seja um exercício fácil, tem um forte sentido de justiça e de proteção relativamente aos colegas e à empresa.
  • Tipo 9 – Procura a harmonia no local de trabalho como fator principal para o bom resultado da empresa. É um pacificador e diplomata nato na resolução de conflitos e inspira os colegas a darem o melhor de si. Começar novas tarefas pode ser um processo demorado, mas vencida a resistência inicial, é um trabalhador incansável.

Uma empresa será tanto mais funcional quanto maior for a variedade de personalidades que nela colaborem, desde que estejam em equilíbrio. Cada uma traz à empresa caraterísticas necessárias que no seu conjunto completam a dinâmica do seu desempenho, vejamos: perfeição (tipo 1), relacionamento (tipo 2), objetivos (tipo 3), diferenciação (tipo 4), conhecimento (tipo 5), precaução (tipo 6), opções (tipo 7), ação (tipo 8) e harmonia (tipo 9).

A estes 9 tipos de personalidade podemos juntar os instintos, e passamos a uma realidade de 27 perfis comportamentais que nos permitem perceber as principais diferenças entre as pessoas do mesmo tipo de personalidade. O desafio para as empresas passa necessariamente pela capacidade e sabedoria estratégica de desenvolver os recursos humanos que colocarão as empresas na preferência dos consumidores.

Aplicar o Eneagrama numa organização

Um dos setores nos quais o Eneagrama é mais aplicado é no mundo corporativo. Grandes, médias e pequenas empresas, privadas e públicas, de todo o mundo, utilizam ou já utilizaram este poderoso sistema de autoconhecimento para o desenvolvimento de indivíduos, equipas e até de culturas organizacionais.

Mas, como são feitas estas aplicações do Eneagrama no mundo corporativo? O Eneagrama é um modelo diferenciado e envolvente, capaz de aumentar de forma consistente, a maturidade e os resultados dos seus colaboradores, em relação aos seus principais objetivos de desenvolvimento organizacional. O Eneagrama pode ser utilizado para desenvolver os gestores e os colaboradores em assuntos como liderança, trabalho em equipa, gestão de equipas, relacionamentos interpessoais, conflitos, comunicação, feedback, foco no cliente, foco em resultados, gestão do tempo, produtividade pessoal, negociação, influência ou motivação.

Outro desafio comum é a facilitação da implementação de programas de mudança de gestão, que podem variar da implementação de um novo sistema a um novo programa de gestão estratégica ou gestão de pessoas, passando por situações de fusão e aquisição de empresas. É associado a estes objetivos que normalmente o Eneagrama é aplicado nas empresas.

Vantagens do Eneagrama

O autoconhecimento é cada vez mais valorizado nas melhores organizações e atualmente, o investimento nesta área tem como principal objetivo ajudar a empresa a melhorar aspetos de liderança e performance individual e de equipas. Existe, inclusive, a tendência para as empresas mensurarem os resultados dos programas de desenvolvimento pessoal. Traçam indicadores de desempenho para medir o quanto os investimentos feitos em formações (aparentemente mais abstratas, como é o caso do autoconhecimento) impactam nos resultados desejados no desenvolvimento da empresa. Há sinais de que este impacto é muito positivo, em geral, e com o Eneagrama em particular. Por isso, são cada vez as empresas a usar o Eneagrama nos programas de desenvolvimento organizacional.

O Eneagrama tem sido crescentemente utilizado por outra razão: as empresas estão cada vez mais atentas aos efeitos nocivos de pessoas inconscientes e de equipas disfuncionais. Como nunca, as empresas dedicam esforços e orçamentos para a correção de rumos em questões como estas. Com o aumento do interesse em qualidade de vida adicionado ao nível de crítica que os jovens das diferentes gerações possuem em relação a estes fatores, acredita-se que o interesse em temas de autodesenvolvimento com o Eneagrama só tende a aumentar nas melhores empresas.

Na maioria dos casos, o Eneagrama é implementado em formato de serviço externo de consultoria, formação e coaching, prestado por empresas como a RWPG – Formação e Consultoria, com profissionais especializados. Cada vez são mais os casos, em que as empresas contratam o serviço de assessoria permanente ou de longo prazo.

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