A importância das métricas e dos KPI’s
Algo muito importante para a gestão das empresas é a definição e análise de métricas e KPI’s (Key Performance Indicators).
O estudo e análise destes indicadores é algo transversal aos diversos departamentos de uma empresa. Apenas com a análise destes dados é que os decisores conseguem tomar decisões informadas.
Para o departamento de marketing é importante ter definidas as métricas e KPI’s a analisar nas ações delineadas no plano de marketing. Desta forma, poderá fazer alterações de acordo com a informação recolhida através dos dados, nomeadamente alterações em campanhas de e-mail marketing futuras, novas estratégias de ativação de marca em eventos, gestão do budget, desenvolvimento de novas ações para reduzir a taxa de churn, entre outros.
As métricas permitem analisar de forma quantitativa um comportamento. Geralmente são números que permitem ter uma perceção de como está a correr determinada ação.
Os KPI’s são indicadores-chave de desempenho, criados a partir das métricas e utilizados para medir os reais resultados das estratégias de forma detalhada. Estes indicadores são quantitativos.
Exemplo de Métricas e KPI’s importantes a analisar pelo departamento de marketing:
Exemplos de métricas:
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Exemplo de KPI’s:
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As métricas e KPI’s devem estar alinhados com os objetivos do plano de marketing. Por cada objetivo definido devem ser definidos os indicadores para análise.
Os resultados a avaliar são diversos de acordo com as campanhas ou ações definidas. Alguns dos indicadores mais utilizados para analisar o sucesso de campanhas são o ROI (Retorno do Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição do Cliente).
Exemplo de algumas métricas e KPI’s a analisar numa campanha de email marketing:
- Taxa de entrega;
- Taxa de abertura;
- Taxa de cliques (CTR);
- Taxa de conversão (downloads de documentos, preenchimento de formulário, inscrição em newsletter, compra, …).