A primeira etapa de um plano de marketing: o diagnóstico

Esta fase é muito importante para o sucesso do plano de marketing, pois é aqui que devem ser recolhidas informações sobre o negócio, os concorrentes e o mercado em geral. Deve perceber onde está para definir onde quer chegar. Podem ser efetuados estudos quantitativos e qualitativos com recurso a diversos tipos de pesquisa, como a pesquisa exploratória, entrevistas a clientes, focus group com colaboradores, cliente mistério, questionários, entre outros.

Para começar o diagnóstico, deve ser efetuada a análise do mercado, da concorrência e da sua empresa.

A análise de mercado é importante para levantamento de informação sobre como está o mercado em geral e como está o mercado no setor onde a sua empresa se insere. Devem ser estudadas as tendências do mercado e o público-alvo do setor.

A análise de concorrência é importante para identificação e estudo dos principais players de mercado e para perceber como estes se posicionam no mercado (quais os seus pontos fortes e fracos).

A análise da empresa permite conhecer melhor a empresa de forma estratégica.

Algumas técnicas que pode utilizar para uma melhor análise de mercado, da concorrência e da sua empresa:

Análise PESTAL: Análise de fatores macroambientais que influenciam o mercado onde a empresa atua. Os fatores em análise são: Políticos, Económicos, Socioculturais, Tecnológicos, Ambientais e Legais.

Modelo das 5 forças de Porter: Ferramenta que permite, através da análise do mercado e da concorrência, aumentar a competitividade do seu negócio. Critérios em análise: Ameaça de produtos/serviços substitutos; Ameaça de entrada de novos concorrentes; Poder de negociação dos clientes; Poder de negociação dos fornecedores; Rivalidade entre os concorrentes.

Análise SWOT: Esta ferramenta estratégica consiste na identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. As forças são os pontos fortes da empresa: as vantagens em relação aos outros players de mercado. As fraquezas são os pontos fracos da empresa: as desvantagens face aos concorrentes. Já as oportunidades permitem tomar decisões do que fazer no futuro e as ameaças estar alerta do que poderá ser negativo para o negócio.

Agora que já analisou e estudou o mercado, o setor e a empresa, está na hora de definir os fatores de diferenciação, isto é, os fatores que diferenciam a sua empresa dos restantes players de mercado, destacando-a positivamente. Há diversos fatores de diferenciação, nomeadamente: excelente serviço pós-venda, garantia de qualidade do produto, preço competitivo, entre outros.

 

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