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Importância do Marketing Digital em altura de pandemia
A pandemia foi responsável por mudanças no comportamento dos consumidores e por uma transformação do digital. Muitas empresas que não estavam preparadas para o online viram-se em grandes dificuldades. Atualmente, reforçar a presença online tem sido uma das formas de muitas empresas conseguirem sobreviver a esta crise.
As pessoas continuam a comprar e apesar de muitas delas ainda preferirem comprar nas lojas físicas, a verdade é que já se criou o hábito de o fazer através de lojas online. Até porque uma grande maioria tem passado mais tempo em casa e, por isso, tem mais tempo para ler, informar-se e pesquisar online. Assim, para sobreviver a esta crise, é imperativo apostar em estratégias de marketing digital.
Porque é que o marketing digital é tão importante:
1. Ajuda a chegar ao público certo
O marketing digital permite impactar uma audiência específica, ao contrário dos meios tradicionais, e é possível garantir que o conteúdo chega às pessoas certas. É possível definir esse público com base em género, idade, informações geográficas, entre outros atributos.
Para além de poupar tempo e dinheiro, isto permite que você se sinta confiante em saber que o seu investimento e esforço está a ser aplicado em estratégias que realmente funcionam.
2. A relação custo-benefício é muito boa
A relação entre o custo e benefício é um dos aspetos mais importantes do marketing digital, especialmente para pequenas e médias empresas. Algumas estratégias como anúncios pay-per-click (pagar por clique), display e anúncios de redes sociais apresentam resultados mais rápidos. Não só custam menos, mas ao usar palavras-chave de alto valor está a ir ao encontro de consumidores que já estão mais adiantados no processo de compra.
3. Tem um grande mercado
Milhões de pessoas estão neste preciso momento a pesquisar online sobre produtos ou serviços de determinadas marcas, quer seja através do telemóvel, computador ou tablet. A oportunidade está lá, basta saber como aproveitá-la. Existem inúmeras ferramentas que o podem ajudar a navegar no mundo digital e que vão ajudar a aumentar os seus rendimentos. Basta procurar a melhor empresa de marketing digital para o fazer.
E como é que a sua empresa pode tirar partido do Marketing Digital numa altura como esta?
Antes de tudo, é importante ter a consciência de que não deve tentar fazer tudo ao mesmo tempo. O melhor é focar-se em apenas dois ou três meios e quando estes estiverem otimizados, pode então apostar noutras estratégias. Eis algumas coisas que pode fazer para começar:
CRIAR UM WEBSITE
Por incrível que pareça, ainda existem muitos negócios que não têm um website. Muitos deles porque se recusam a aceitar esta nova realidade e preferem fazer “como sempre fizeram”, outros porque não conseguem ver o benefício deste investimento e, ainda, existem aqueles que querem fazê-lo, mas não sabem por onde começar ou que simplesmente não têm tempo.
No entanto, isto pode ser um verdadeiro tiro no pé, principalmente, numa altura destas. Hoje em dia, a criação de um website é fundamental. Se a sua empresa não aparecer nas pesquisas do Google, dificilmente será contatada pelos milhares de pessoas que fazem pesquisas, diariamente, por serviços como os seus. Para além de estar a perder uma grande fatia do negócio, está a mandar todos esses potenciais clientes para a concorrência.
É extremamente frustrante quando ouvimos falar de uma determinada empresa por recomendação de outra pessoa, mas quando fazemos uma pesquisa no Google para tentar saber mais informações, não a conseguimos encontrar de maneira alguma. É como se não existisse.
Assim, poderá apenas criar um website simples de apresentação da empresa, dos seus serviços e da equipa. Ou então poderá ir mais além e criar um website com marcações de consultas, partilhas de artigos de interesse para o seu público, ou até mesmo uma loja online, com produtos exclusivos, descontos e muito mais.
ESTRATÉGIAS DE SEO
No entanto, se já tem um website, esta é altura certa para melhorá-lo e potenciá-lo, de forma a atrair mais visitas e, consequentemente, contactos ou vendas. Uma das formas de obter mais visitas para o seu website, de forma gratuita, é usando determinadas palavras chaves.
As pessoas pesquisam no Google por termos/palavras/frases específicas, para encontrar os produtos ou serviços de que estão à procura. É importante saber quais são as palavras mais pesquisadas pela sua audiência, de forma a utilizá-las no seu website. Ora, feito este trabalho de SEO, é possível que a sua empresa apareça nos primeiros resultados do Google, tendo assim mais probabilidades de receber visitas.
Para além disso, outra forma muito eficaz de conseguir captar um bom número de visitas é através de um blog que, regra geral, é a área mais dinâmica do seu website. A vantagem de um blog é trabalhar o SEO do website, usando diversas palavras chave nos seus artigos e, se o conteúdo for realmente bom, continuar a receber visitas de forma gratuita.
GOOGLE ADWORDS
O Google Adwords é uma ferramenta de publicidade online da Google, através da qual se podem apresentar anúncios nas suas plataformas, como as páginas de resultados Google Maps, Gmail, etc., bem como nos websites parceiros, que disponibilizam espaço para a apresentação de anúncios.
Mesmo com o fecho de muitos estabelecimentos, as pessoas não deixaram de comprar. Muito pelo contrário. Muitas delas criaram hábitos de compra online, que antes não tinham. Assim, esta ferramenta ajuda esses clientes a encontrar o seu website.
E como é que funciona exatamente o Google Adwords? Primeiro, escreve-se um anúncio apelativo, que informe os clientes sobre aquilo que você oferece e escolhem-se palavras chave, que farão com que o seu anúncio apareça nos resultados do Google. Se aquilo que as pessoas escreverem no Google corresponderem às suas palavras-chave, o anúncio aparecerá acima ou ao lado dos resultados da pesquisa. Por fim, as pessoas clicam no anúncio, podendo ser direcionadas para o seu website ou, então, podem ligar diretamente para si.
A grande vantagem desta ferramenta, para além de poder anunciar em muitos lugares e chegar a muitas pessoas, é que você apenas paga quando alguém clica no seu anúncio.
REDES SOCIAIS
As redes sociais, quer queiramos, quer não, vieram para ficar e são parte da nossa vida. Com a pandemia, passamos a estar ainda mais tempo ligados ao Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok, etc., por isso, é essencial tirar proveito disso. Se é lá que todas as pessoas estão, então é lá que as empresas também devem estar.
Quem não tinha uma página, passou a ter. Quem já tinha, teve de pensar em estratégias para inovar e captar a atenção do seu público, o que não é nada fácil. Isto porque as pessoas são bombardeadas com centenas de informações por dia e, por isso, é muito fácil a sua publicação perder-se no meio de tantas outras.
Isto pode ser evitado de duas formas. Primeiro, deve criar conteúdo verdadeiramente relevante, partilhável e capaz de captar a atenção de qualquer pessoa num único segundo, através da mensagem escrita ou da imagem partilhada. E, para isso, claro que é imprescindível uma estratégia de marketing digital bem definida.
A segunda a forma de conseguir que as pessoas certas vejam a sua publicação é através de anúncios. Capazes de alcançar milhares de usuários, os anúncios são, hoje em dia, a forma mais eficaz e eficiente de chegar à sua audiência nas redes sociais. A grande vantagem é que consegue impactar um grande número de pessoas, ao mesmo tempo, com um baixo investimento. Para além disso, os anúncios permitem segmentar o tipo de público que quer alcançar, com base na idade, género, estado civil, profissão, localização, interesses e muito mais.
Portanto, está claro que as empresas da economia moderna precisam do marketing digital para competir e para sobreviver. É no online que estão os clientes e é onde eles preferem ser alcançados. Agora que você entende a importância do marketing digital, procure uma empresa especialista na área, para lhe ajudar a implementar as estratégias necessárias, que vão ajudar o seu negócio a ter mais notoriedade, mais clientes e mais retorno.
Cátia Soares – AcoresPro (uma empresa TOP 5% Melhores PME de Portugal 2020)
Departamento de comunicação
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