Datas e documentos que as PME não podem perder de vista antes de 2025

O final do ano é sempre uma correria. Estou certa?! É o balanço de contas, a organização de documentos e a preocupação com os prazos fiscais… Como jornalista e observadora deste universo, percebo bem o desafio. Por isso, com base numa pesquisa na Internet, reuni aqui uma lista das datas e dos documentos mais importantes, de forma a ajudar nesta fase do ano, para começar 2025 com mais tranquilidade.

Deixo aqui uma lista:

  1. O fecho de contas anuais é um passo essencial para uma transição organizada. Inclui a revisão de despesas, receitas e inventário, fundamentais para elaborar o relatório de gestão e para prestar contas a sócios e reguladores. Embora não exista um prazo fixo, recomenda-se que o fecho de contas seja concluído logo nas primeiras semanas do novo ano para evitar atrasos em outras obrigações (Espaço Empresa).
  2. O Relatório de Gestão e Contas deve ser submetido até 31 de março de 2025. Prepare-o com antecedência, reunindo dados financeiros do ano anterior e assegurando a sua precisão (Portal das Finanças).
  3. A submissão da Declaração Periódica de IVA relativa ao quarto trimestre deve ser feita até 20 de janeiro de 2025. Empresas com submissão mensal devem organizar documentos antes do fim do ano, facilitando o processo (Portal das Finanças).
  4. A Declaração Modelo 10, relativa a rendimentos pagos e retenções na fonte, deve ser submetida até 10 de fevereiro de 2025. Esta declaração é essencial para a comunicação de informações fiscais à Autoridade Tributária. Prepare-a atempadamente para evitar sanções (Portal das Finanças).
  5. O Relatório Único inclui informações sobre condições de trabalho e deve ser entregue até 15 de março de 2025. A recolha de dados do ano anterior pode ser demorada, por isso planeie com antecedência (Instituto Nacional de Estatística).
  6. Não se esqueça de confirmar que as contribuições para a Segurança Social estão em dia. Devem ser pagas até dia 20 de cada mês (Segurança Social Direta).
  7. Aproveite o início do ano para rever e organizar todos os documentos, desde contratos e faturas a comprovativos de pagamento. Use ferramentas de gestão para ajudar a digitalizar e centralizar a informação, reduzindo os riscos.

Evite contratempos

Faça uma planificação antecipada, utilizando, por exemplo um calendário partilhado para monitorizar prazos e responsabilidades; realize uma reunião de balanço com os departamentos; e, em caso de dúvidas, procure consultoria especializada. Contabilistas ou consultores fiscais podem fazer a diferença.

Embora não seja especialista em contabilidade ou fiscalidade, sei que uma boa organização no final do ano faz toda a diferença. Planeie com antecedência, não hesite em procurar ajuda especializada, se necessário, e deixe o resto fluir.

Boas festas e um 2025 cheio de sucessos e novos desafios! 🎉

 

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