85% da população portuguesa é utilizador registado da internet. E a sua empresa, está presente?

De acordo com os dados mais recentes publicado no Data Report, referente a janeiro de 2022, com um total de 10,15 milhões de pessoas, cerca de 85% da população portuguesa utiliza a internet, o que representa um acréscimo de 2,9% face ao mesmo mês do ano anterior (janeiro de 2021 – 8.63 milhões). Não deixam de ser números impressionantes, quando cruzamos estes dados com o envelhecimento da população e assimetrias de indicadores económicos interior/litoral.

Está surpreendido? Os números não param de impressionar! De acordo com a mesma fonte, segundo dados recolhidos em abril de 2022, a nível global, 67% utilizam um dispositivo móvel, 63% têm acesso à internet e 58,7% são utilizadores ativos de redes sociais.

Façamos um pequeno exercício: acordamos com o despertador do telemóvel e vemos os highlights das notícias enquanto nos preparamos para mais um dia de trabalho. Na nossa agenda, estão todos os compromissos, tarefas e emails a responder. Temos aquela receita que queremos experimentar, adiada vezes sem conta pela falta de ingredientes, muito embora a lista de compras também faça parte de uma aplicação no telemóvel. Toda a programação de um dia – desde compromissos profissionais a pessoais – estão presentes num único e pequeno dispositivo. Atualmente, já não voltamos atrás pela falta da carteira, mas sim pelo esquecimento de um dispositivo que nos regula o dia-a-dia – com ele, realizamos pagamentos, estamos contactáveis, temos a nossa agenda diária e serve para nos acordar todas as manhãs.

E em todo este percurso e hábitos, como é que a marca comunica com o seu público-alvo?

Se é certo que o Marketing Digital acompanhou o desenvolvimento da Internet ao longo dos últimos anos, o seu “boom” é alcançado nestes últimos dois. Porquê? Porque, face à pandemia COVID- 19, os nossos hábitos mudaram radicalmente. Aprendemos a usar máscara, a estar em teletrabalho e telescola, a realizar compras online, a efetuar pagamentos por homebanking, a comprar livros escolares via web ou a contactar com amigos e entes queridos online, sendo esta a única opção viável. Começámos a acionar um mundo virtual sem hipótese de retorno. O mesmo aconteceu no mundo comercial: estes dois últimos anos levaram a que as marcas e empresas se tivessem que adaptar rapidamente a este mundo virtual.

Os principais motivos para a utilização da Internet a nível global continuam a ser o entretenimento, a informação e a comunicação. Sendo que os principais canais utilizados no mundo empresarial são (ver quadro): O conceito de especialista em Marketing Digital está a começar a ser desacreditado, bem como a noção de que estar presente neste mundo virtual significa assegurar publicações nas redes digitais. Ter uma presença digital significa ter uma porta sempre aberta, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Já não se trata de fechar para férias ou para almoço, mas sim do seu potencial cliente ir rapidamente buscar uma nova solução noutro lado.

Atualmente, estar presente no digital obedece a um ecossistema digital, figurado através de uma árvore: as suas raízes, o seu tronco e os seus ramos. A partir da construção deste ecossistema, e de acordo com objetivos bem delineados, é elaborada uma estratégia, um planeamento e uma uniformização de conteúdos e imagem de marca, de acordo com o branding e a identidade da marca.

Através do canal digital, as portas do seu negócio podem ser abertas para o mundo. Mas, primeiro precisa de saber como o fazer, começando por invistir na formação dos colaboradores e da equipa de gestão de forma a que o negócio, a marca e o propósito da empresa sejam bem comunicados e estruturados, não apenas a nível local, mas globalmente.

Este rápido crescimento do Marketing Digital, tem levado a uma especialização cada vez mais proeminente dos seus componentes, tal como o Marketing Tradicional. Não existe um especialista único em Marketing Digital, mas sim um vasto leque de especialistas focados em cada uma das áreas que o integra – marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, sites e sua divulgação, e-commerce, placement, advertising, entre outras áreas que, de acordo com a especificação do negócio e as suas necessidades, terão de ser desenvolvidas.

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