A criação de uma loja online: agora é mais fácil
Os utilizadores familiarizaram-se com tudo o que é digital, a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia, as interações sociais são cada vez mais realizadas por ferramentas digitais. Não nos ligamos à internet, estamos permanentemente ligados. Estão criadas todas as condições para investir no e-commerce.
A emergente chegada da geração Z ao mercado de trabalho, também chamada de “nativos digitais”, deve incentivar ainda mais os comerciantes a implementarem estratégias de venda online.
Dos constrangimentos iniciais à atual facilidade de criação do e-commerce
Em 2000, o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce comportava altos custos e uma equipa técnica altamente qualificada para a gestão do negócio. Era um custo elevado, para um mercado pequeno que, por sua vez, é muito focado em nichos. Na altura, muitos projetos não passaram disso mesmo. Atualmente, a evolução tecnológica aumentou a oferta de plataformas de e-commerce e respetivas soluções, sejam de código aberto, sejam soluções tudo-em-um, levando a uma grande redução dos custos de implementação. Já não é condição obrigatória entregar o desenvolvimento de uma solução de e-commerce a programadores. Uma pequena loja física sediada num pequeno concelho, tem a possibilidade de aumentar substancialmente o número de clientes através de uma loja online. Os custos deixaram de ser um entrave. Atualmente, temos um grande mercado de consumidores online espalhados pelo mundo todo. A plataforma irá aumentar o alcance e a visibilidade da loja para os potenciais clientes.
No início do milénio, alem dos constrangimentos tecnológicos referidos, um dos grandes problemas do e-commerce era a transmissão de confiança. Os sistemas de pagamento geravam desconfiança nos consumidores. Atualmente, a aposta na segurança das transações reforçou os níveis de confiança, e existem no mercado várias soluções de pagamento bastante credíveis e de simples implementação. Este facto também foi potenciado pelo advento da WEB 2.0, dando mais poder ao consumidor, através dos novos recursos interativos, reforçando também os índices de confiança, em que os utilizadores passaram a ter a capacidade de intervir. NA WEB 1.0 acedíamos à informação, na WEB 2.0 passamos a ser parte da informação, através do acesso à produção de conteúdos. Os utilizadores familiarizaram-se com tudo o que é digital, a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia, as interações sociais são cada vez mais realizadas por ferramentas digitais. Não nos ligamos à internet, estamos permanentemente ligados. Estão criadas todas as condições para investir no e-commerce.
Criar uma loja online passo a passo
Sem constrangimentos tecnológicos e de uma forma simples, o comerciante tem a possibilidade de instalar internamente a plataforma que irá suportar a sua loja online. Todas as plataformas são customizáveis para qualquer área de negócio, seja a venda de produtos tangíveis ou intangíveis.
Possibilitam também vender reservas de alojamento, potenciando a venda própria em detrimento das OTA’s (evitando as respetivas comissões). Se optar por uma plataforma de código aberto, o comerciante tem várias soluções de fácil implementação e custo bastante reduzido, apenas precisará de registar um domínio e alugar espaço para o alojamento. Existem empresas que disponibilizam estes dois serviços.
Por fim, terá de instalar a plataforma e depois customizar a loja. A instalação é efetuada de forma quase automática, não sendo necessários grandes conhecimentos tecnológicos. Das plataformas de código aberto mais utilizadas atualmente, destacam-se o Woocommerce (plugin do WordPress), PrestaShop, OpenCart e Magento. Nas soluções tudo-em-um, basta registar a conta e aceder a todo um conjunto de ferramentas de gestão e personalização da loja. Destacam-se o Shopify, Dominios.pt, Hostinger, Jumpseller, entre outras.
Vantagens da loja online
Comparativamente à loja fixa, o custo de implementação de um projeto de e-commerce é substancialmente mais baixo, quer em custos fixos, quer em custos variáveis. Se vender exclusivamente online, a localização da loja é irrelevante, podendo optar por locais de custo mais baixo.
Quer opte por uma plataforma de código aberto, quer opte por uma plataforma tudo-em-um (pagamento fixo de uma avença mensal), não serão necessários conhecimentos técnicos em programação nem de design.
Quando implementamos estratégia de Comércio eletrónico, precisamos de ter consciência que a escolha da plataforma, é apenas o início da nossa jornada e-commerce.
WooCommerce é um plugin de código aberto de e-commerce para WordPress, projetado para comerciantes online de pequeno a grande porte.
A PrestaShop é uma plataforma de e-commerce, empenhada em proporcionar a melhor experiência de carrinho de compras tanto para comerciantes como para clientes.
As lojas online OpenCart são a solução mais económica para pequenos negócios e poucos recursos.
O Magento Commerce é uma solução de e-commerce para grandes empresas, concebida a pensar nos programadores.
A Shopify é uma plataforma de comércio totalmente controlada que ajuda a criar negócios online e fornece sistemas de ponto de venda para negócios online e offline.
A Dominios.pt presta serviços de registo de domínios .pt, alojamento web, servidores dedicados e cloud servers.
Hostinger é um software de otimização de sites e servidores privados virtuais que ajuda as empresas a criar e gerir sites numa só plataforma.
A Jumpseller é uma solução de e-commerce na cloud para que pequenas empresas possam criar a sua loja online e venderem para qualquer lugar do mundo.