A importância de definição de objetivos SMART

 

É extremamente importante que a definição de objetivos faça parte da estratégia das empresas. Para definir objetivos mais acertados deve ter por base uma estratégia que os suporte. Os objetivos são os resultados que a empresa pretende alcançar. Na sua definição devemos garantir que os objetivos são SMART.

Objetivos SMART

Para efetuarmos uma definição de objetivos de forma acertada, podemos recorrer à metodologia SMART.

O conceito SMART foi criado e publicado em 1981 por George T. Doran através de uma publicação denominada “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives” na revista Management Review.

Segundo esta metodologia, os objetivos para serem SMART devem ser: específicos, mensuráveis, tangíveis, relevantes e temporais.

 

 

Exemplos de objetivos que NÃO SÃO SMART:
– Aumentar as vendas;
– Aumentar o número de clientes fidelizados;
– Posicionar a empresa como a melhor do seu setor.

 

Exemplos de objetivos SMART:
– Aumentar 5% as vendas face ao ano anterior;
– Aumentar 3% o número de clientes que repete a compra online do produto X;
– Aumentar 10% a quota de mercado;
– Reduzir o tempo da resposta às reclamações por email para até 24 horas.

 

Notícias relacionadas