A Inteligência Artificial como motor de transformação na gestão de pessoas e recursos humanos

 

A Inteligência Artificial está a impulsionar a eficiência, a tomada de decisões estratégicas e, ainda, a satisfação geral dos colaboradores, independentemente da função e/ou setor de atividade.

A classificação de imagens, reconhecimento de voz e a automatização dos processos são alguns exemplos de como a Inteligência Artificial pode ser utilizada.

Mas, afinal, o que sabemos sobre a Inteligência Artificial em Recursos Humanos? Vamos ver…

Dentro das empresas, existem vários departamentos que podem beneficiar com a implementação da Inteligência Artificial e um dos principais é, sem dúvida, o departamento de recursos humanos. E nele, é possível implementar um conjunto de opções, tendo em conta as diversas atividades que são realizadas. O seu uso tem um foco relevante nos processos de gestão de pessoas e na facilitação de ambientes de trabalho saudáveis, tendo em vista ajudar os profissionais a atingirem excelentes desempenhos através do uso de dados.

À semelhança dos outros departamentos, em recursos humanos a Inteligência Artificial é muito eficiente a transformar trabalhos operacionais em atividades mais simples, e um exemplo disso é a triagem de centenas de currículos através do uso de palavras-chave.

Em recursos humanos, a Inteligência Artificial, pode promover inúmeros benefícios, nomeadamente no que respeita ao recrutamento e seleção, onboarding inteligente, gestão de desempenho e avaliação, cálculo do turnover, formação e desenvolvimento, processamento salarial, gestão de benefícios extrassalariais e o aumento da produtividade.

A Inteligência Artificial traz inúmeros benefícios

A Inteligência Artificial está a revolucionar os processos de recrutamento, tornando-os mais rápidos, objetivos e mais eficientes.

Ao automatizar os processos, melhorar a tomada de decisões, aprimorar a experiência do colaborador e oferecer valiosos insights, através da análise de dados, a Inteligência Artificial tem vindo a tornar-se numa ferramenta indispensável, impulsionando a eficiência, a produtividade e, ainda, a competitividade das empresas.

Aliás, atualmente, já é possível analisar grandes volumes de currículos e perfis de candidatos numa grande escala, identificando de forma rápida e precisa, as capacidades e as competências que sejam relevantes para a vaga em questão, as experiências profissionais prévias e, ainda, ver se o candidato se adequa a outras vagas que possam estar, eventualmente, em aberto na empresa.

A Inteligência Artificial veio, também, facilitar os processos de triagem de candidaturas antes das primeiras entrevistas. Aliás, são os chamados chatbots e os assistentes virtuais que conduzem as entrevistas preliminares, libertando os profissionais de recursos humanos, para que estes possam desempenhar outras tarefas de uma forma mais estratégica.

No âmbito do onboarding (conjunto de processos inerentes à integração de um novo colaborador na empresa, com vista a garantir a adaptação, a orientação e a retenção do novo talento), a Inteligência Artificial pode ajudar neste processo, oferecendo um programa personalizado para cada colaborador e, claro, que seja adaptado às suas necessidades e habilidades. Aliás, os chatbots podem fornecer informações básicas e essenciais, bem como responder a perguntas comuns durante o período inicial de integração.

Gerir pessoas vai muito mais além do que gerir o lado emocional e humano, pois existem muitas tarefas que estão associadas, como é o caso das tarefas de análise e controlo, que envolvem uma grande quantidade de dados, com necessidade de imparcialidade e neutralidade, o que, muitas vezes, não é fácil, pois somos todos humanos.

Assim, com o uso da Inteligência Artificial, é possível recolher e analisar dados sobre o desempenho dos colaboradores ao longo do tempo. E essa análise pode ser totalmente objetiva, permitindo identificar pontos fortes e possíveis áreas que precisem de ser melhoradas acerca de cada colaborador, facilitando o processo de avaliação, dado que permite dar um feedback o mais construtivo possível.

A Inteligência Artificial, também, pode servir para facilitar a identificação de tendências e de padrões, que possam, eventualmente, ajudar a tomar decisões mais informadas sobre possíveis promoções, reconhecimentos, atribuições de bónus ou até mesmo acerca de processos de offboarding (processo de desligamento de um colaborador de uma empresa).

O turnover, ou rotatividade de pessoal, é um desafio da realidade laboral e refere-se à mudança frequente de colaboradores de uma empresa, que pode resultar de constantes entradas e saídas de pessoal. As elevadas taxas de turnover afetam negativamente as empresas, dado que os custos financeiros e o tempo com os despedimentos e recrutamento são muito consideráveis.

Nesta matéria, a Inteligência Artificial pode ser usada para prever, atempadamente, aqueles colaboradores que tenham mais probabilidade de deixar a empresa, com base num conjunto de fatores, como é o caso da satisfação no trabalho, o compromisso com a cultural organizacional e, ainda, o histórico de desempenho. Como estas informações são automatizadas, os profissionais de recursos humanos, podem ser proativos e arranjar estratégias para reter talentos, assim como, adotar medidas para fazer face ao turnover.

A Inteligência Artificial permite oferecer formações personalizadas, tendo em conta as necessidades de aprendizagem, de desenvolvimento, curiosidades e objetivos de cada um ou da empresa. Trata-se de uma ferramenta muito útil no âmbito da formação contínua dos colaboradores, pois permite-lhes que estejam constantemente atualizados no que respeita a informações, ferramentas e instrumentos de trabalho, o que lhes vai permitir serem mais bem-sucedidos no desempenho das suas funções.

Um exemplo de aplicação da Inteligência Artificial na formação e desenvolvimento, são, sem-dúvida, as plataformas de e-Learning, as quais permitem acompanhar o desenvolvimento em tempo real dos formandos e, ainda, obter feedbacks confiáveis do progresso de aprendizagem de cada um. Estas plataformas são uma mais-valia para os formandos, pois permite-lhes gerir o seu horário de estudo, gestão de tempo e de prioridades.

Existem várias plataformas, em que a escolha dependerá do uso e do objetivo que pretendemos. Alguns exemplos são: Hotmart, Udemy, Moodle e Twyngo.

No que respeita ao processamento de salários, a Inteligência Artificial permite automatizar este processo, corrigindo e evitando erros, que muitas vezes se podem tornar dispendiosos, quer ao nível monetário, quer em termos de gestão de tempo. O uso da Inteligência Artificial neste processo é uma mais-valia, sendo que os salários são uma das principais tarefas dos recursos humanos e, até, evita que esta tarefa de rotina se torne monótona.

Em termos dos benefícios extrassalariais, a Inteligência Artificial pode trazer inúmeros benefícios para os recursos humanos, pois faz com que seja possível fazer um histórico do uso e do estado dos benefícios afetos a cada colaborador, permitindo uma monitorização mais prática, rápida e eficaz. E, assim, os profissionais de recursos humanos ficam com mais tempo para repensarem novas estratégias de gestão e possíveis benefícios.

Aliás, é de referir que, a Inteligência Artificial pode ajudar a prever tendências futuras, fator que é essencial para o sucesso, a médio e a longo prazo, de qualquer organização.

Tendo em conta esta tendência da aplicação da Inteligência Artificial, a necessidade de capacitar e/ou formar os recursos humanos tem-se tornado uma realidade e um grande desafio. Isto porque, as organizações começam a considerar que os recursos humanos, independentemente da função ou área de atuação, devem estar capacitados para se adaptarem à mudança, à nova realidade laboral, às novas estratégias e aos novos instrumentos de trabalho, para que possam estar preparados e atualizados para fazerem face à nova dinâmica e necessidades da organização.

Para a gestão de pessoas, e em especial, para os profissionais de recursos humanos, é fundamental que estejam atualizados sobre as tendências e inovações tecnológicas do setor.

A Inteligência Artificial em recursos humanos é uma tendência já adotada por muitas empresas de diferentes setores de atividade e, tal como já referi, a sua aplicação nos recursos humanos assenta no potencial de automatizar os processos, melhorar a eficiência e a tomada de decisões, proporcionando uma experiência mais personalizada para os todos os colaboradores.

Já existem inúmeras plataformas que permitem trabalhar com elas e a partir delas, por forma a melhorar o desempenho dos recursos humanos. Um desses casos é a Factorial, que tem funcionalidades de Inteligência Artificial muito interessantes, das quais é possível referir algumas: a extração de informações relevantes dos currículos e etiquetá-las automaticamente com as aptidões adequadas; e a otimização do banco de talentos, para que se possa rapidamente encontrar o candidato ideal para uma determinada função.

 

Estudos de caso

1. No âmbito do impacto da Inteligência Artificial no mundo do trabalho, têm sido realizadas várias pesquisas, uma delas, feita este ano pela Gartner mostrou que 72% dos líderes de Recursos Humanos planeiam usar a Inteligência Artificial para as operações do dia a dia e alertou que 64% dos líderes acreditam que o departamento deverá desempenhar um papel fundamental na definição da ética das Inteligências Artificiais nos próximos cinco anos.

2. Também, em 26 de setembro de 2023, a “Immersive Tech Report” da Experis, divulgou o seu estudo na rhmagazine.pt, o qual assentou na análise dos receios frequentemente associados à Inteligência Artificial, podendo-se dizer que:

  • 74% dos profissionais consideram que a Inteligência Artificial será a tecnologia que mais impactará a sua carreira;
  • 58% das empresas acreditam que a adoção de novas tecnologias, tende a gerar um aumento líquido do número de empregos;
  • Sete em cada dez organizações já implementaram a Inteligência Artificial no seu processo recrutamento, ou planeiam fazê-lo em três anos;
  • 51% dos candidatos declararam sentir-se confortáveis com uma entrevista em realidade virtual;
  • Quase dois terços (65%) já usam a Inteligência Artificial, ou planeiam fazê-lo brevemente, com incidência nos seus processos de seleção.

A título de resumo, a aplicação da Inteligência Artificial em recursos humanos traz um conjunto de benefícios e oportunidades de evolução. O recrutamento e seleção, a análise de dados e a experiência do colaborador são alguns exemplos.

De facto, a Inteligência Artificial está a impulsionar a eficiência, a tomada de decisões estratégicas e, ainda, a satisfação geral dos colaboradores, independentemente da função e/ou setor de atividade. No entanto, é de referir que, esta tecnologia deve ser usada com ponderação e responsabilidade, por forma a garantir que o fator humano permaneça no centro das práticas de recursos humanos. É fundamental combinar as competências dos profissionais de recursos humanos com os recursos da Inteligência Artificial, para se poder ter uma gestão de pessoas mais eficiente, eficaz e orientada para os resultados.

Apesar da aplicação da Inteligência Artificial em recursos humanos trazer muitas vantagens, não nos podemos esquecer que a tecnologia não substitui a interação humana, em que, neste âmbito, os profissionais de recursos humanos são o fator dinamizador e estratégico.

A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa, que consiste em apoiar e aprimorar o trabalho que já é desenvolvido pelos humanos, permitindo que os profissionais de recursos humanos se concentrem em atividades de maior valor agregado, como é o caso das estratégias de retenção de talentos, o desenvolvimento de liderança e, ainda, a promoção de uma cultura organizacional cada vez mais saudável.

E claro, devemos ter em conta todas as questões éticas associadas, por forma a garantir a transparência e a justiça na aplicação da Inteligência Artificial nos processos de recursos humanos. É fundamental ter presente que, não deve haver situações discriminatórias e deve-se respeitar a privacidade dos colaboradores, garantindo que todas as decisões baseadas em Inteligência Artificial sejam sempre justas e imparciais.

A presença da Inteligência Artificial é irreversível, sendo que é importante saber usá-la da melhor forma. As organizações que pretendam abraçar este investimento, esta verdadeira transformação e mudança, vão, certamente, aproveitar ao máximo os benefícios que são oferecidos pela Inteligência Artificial. Isso vai permitir um melhor posicionamento para enfrentarem os desafios respeitantes ao ambiente de trabalho, que está sempre em constante mudança e evolução e, ainda, para garantir uma vantagem que seja competitiva e duradoura.

Notícias relacionadas