ChatGPT: um exemplo de ferramenta de IA com aplicação empresarial

O que é o ChatGPT?

Um estudo da Universidade de Harvard1 recentemente publicado, mostra evidência científica de que os colaboradores que utilizam o ChatGPT superaram significativamente aqueles que não o utilizam (aumento de 25,1% na velocidade, melhoria de mais de 40% na qualidade da produção, e 12,2% mais tarefas concluídas).

O ChatGPT não é ficção científica nem é algo a recear. É antes um “sistema de informação” em sentido lato, ou “um modelo de linguagem de grande dimensão”, em sentido mais estrito, que deve ser usado em toda a sua plenitude, para benefício do leitor e para aumentar a produtividade da sua empresa.

Veja-o como uma “ferramenta de conversação”, desenvolvida pela OpenAI, uma das principais empresas mundiais associadas à conceção e implementação de sistemas baseados em inteligência artificial.

O modelo de linguagem é treinado sobre uma vasta quantidade de dados disponíveis na internet, incluindo livros, artigos científicos, sites e outras fontes, o que lhe permite compreender e gerar linguagem humana de forma impressionante.

Como surgiu a ideia?

A ideia para desenvolver o ChatGPT surgiu da necessidade de criar uma ferramenta tecnológica capaz de interagir e “conversar” de forma mais natural com os utilizadores, ultrapassando as limitações das interfaces convencionais. Na verdade, a OpenAI almejava uma ferramenta que pudesse ser aplicada em diversas áreas da vida pessoal e profissional, desde assistentes virtuais até suporte ao cliente e redação de conteúdos.

O que se pode fazer com o ChatGPT?

O ChatGPT permite que os utilizadores interajam com o modelo de linguagem como se estivessem a conversar com uma pessoa real. Os utilizadores podem fazer perguntas, através de comandos, solicitar informações, ou até pedir conselhos como se estivessem a falar com um amigo.

O modelo recolhe, analisa o comando (prompt) do utilizador, gera uma resposta e disponibiliza-a ao utilizador através da respetiva interface. Não satisfeito com a resposta, o utilizador pode levantar novas questões e prosseguir a conversa.

A tabela da página seguinte mostra um conjunto de problemas, comuns a grande parte das PME, em que o ChatGPT pode dar um contributo significativo para a sua resolução ou esclarecimento. A terceira coluna da tabela oferece alguns exemplos concretos de aplicação.

Todas as situações problemáticas previamente abordadas podem ser objeto de aplicação da ferramenta ChatGPT. Todavia, há que saber criar e utilizar os comandos apropriados. É sobre este tópico que se fala nas secções seguintes deste artigo.

Vantagens do ChatGPT para as PME

Quem melhor que o ChatGPT para nos dizer quais as suas vantagens para as PME? Perguntamos ao ChatGPT quais as suas vantagens para as PME. Veja no quadro as respostas do ChatGPT.

Comandos (Prompts) ChatGPT

Define-se o conceito de comando (prompt; input) como sendo o texto ou a pergunta que se introduz na plataforma de IA, no sentido de obter as respostas desejadas.

Que tipo de respostas poderemos querer obter do ChatGPT? Podemos obter um vasto conjunto de respostas. Por exemplo, uma postagem para um blogue, uma mensagem de correio eletrónico, um artigo sobre um tema específico, a definição de um conceito desconhecido, a tradução de um texto de inglês para outro idioma, um programa escrito na linguagem de programação Python para realizar uma determinada tarefa, ou ainda, uma função em MS Excel para realizar uma determinada ação. Estes são apenas alguns dos exemplos de respostas que podem ser úteis no contexto do trabalho em PME.

Para que o ChatGPT possa ser verdadeiramente útil, no sentido em que proporciona respostas relevantes e ajustadas às expectativas do utilizador, temos de saber fazer as perguntas certas. Como? Usando os conceitos da engenharia de comandos (prompt engineering), tema tratado na seguinte secção deste artigo.

O que é a “engenharia de comandos”?

É um vasto conjunto de técnicas que podem ser utilizadas para criar, ajustar ou otimizar os comandos fornecidos ao ChatGPT, no sentido de obter as respostas perfeitas.

Já estão disponíveis alguns cursos específicos abordando este tema com grande detalhe, mas no contexto deste artigo, vamos apenas ilustrar alguns dos aspetos da engenharia de comandos. A tonalidade, o formato da resposta a dar pelo ChatGPT e o papel que queremos que este desempenhe, são algumas das variáveis que devemos considerar quando se escrevem os comandos a usar no ChatGPT.

Para além das variáveis referidas podemos ainda considerar as características de um bom comando, no quadro abaixo.

Tendo em conta todas estas variáveis e características dos bons comandos, vamos agora considerar alguns exemplos que podem ser úteis para si, para o seu negócio, ou para a organização onde desempenha funções. Para o efeito, vamos considerar três áreas de gestão: recrutamento, marketing e produtividade.

Na área do recrutamento

Escrever uma Descrição de Cargo: “Age como um especialista na área do recrutamento de colaboradores. Desenvolve uma descrição de cargo, envolvente e precisa, para uma vaga de [nome do cargo desejado], destacando os desafios e oportunidades únicas que a nossa empresa oferece aos candidatos talentosos.”

Escrever uma Lista de Perguntas para Entrevistar os Candidatos: “Age como um especialista na área do recrutamento de colaboradores. Cria uma lista de perguntas perspicazes para realizar entrevistas que ajudem a avaliar não apenas as habilidades técnicas, mas também a compatibilidade cultural e a paixão dos candidatos pelo setor [especifique o setor] onde se insere a nossa empresa.”

Escrever um Plano de Integração: “Age como um especialista na gestão de pessoas. Elabora um plano de integração abrangente para novos colaboradores, incluindo atividades de formação profissional e mentorias. O objetivo é acelerar o processo de adaptação dos novos colaboradores, permitindo que se destaquem nas suas funções, e assim possam ser parte fundamental da nossa equipa.”

Na área do Marketing

Alinhavar uma estratégia de marketing digital: “Crie uma estratégia de marketing digital abrangente para uma PME do setor [especifique o setor], destacando a combinação ideal de canais digitais, tais como redes sociais, e-mail marketing e SEO, para alcançar um crescimento sustentável.”

Escrever Posts para as Redes Sociais: “Desenvolva uma série de posts para as redes sociais que envolvam o público-alvo da nossa empresa, transmitindo a nossa proposta de valor de forma criativa e impactante, com o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca e o engajamento.”

Escrever um Plano de marketing de conteúdos: “Age como um especialista em marketing digital de uma empresa que vende [especifique os produtos e serviços] para [especifique o nicho de mercado]. Elabora um plano de marketing de conteúdo com tópicos relevantes para nosso nicho de mercado, incluindo artigos para o blog, vídeos informativos e infográficos, visando estabelecer autoridade no setor e atrair tráfego qualificado para nosso site.”

Na área do aumento da produtividade

Apps de produtividade: “Investiga os benefícios da incorporação de tecnologia e ferramentas de produtividade nas rotinas diárias. Discute apps populares de produtividade, software de seguimento de tempo ou ferramentas de gestão de projetos bem como a sua eficácia na melhoria da produtividade.”

Atenção Plena: “Investiga o conceito de ‘atenção plena’ em relação à produtividade. Discute como práticas de atenção plena, como meditação ou escrita de diário, podem melhorar o foco, reduzir distrações e melhorar o bem-estar geral.”

Matriz de Eisenhower: “Analisa os princípios da Matriz Eisenhower e explica como pode ajudar as pessoas a priorizar tarefas, aumentar a eficiência e reduzir o stress.”

Quais são as limitações do ChatGPT?

Embora o ChatGPT seja capaz de fornecer respostas úteis e contextualmente relevantes, é importante lembrar que ele opera com base nas informações disponíveis até setembro de 2021. Portanto, pode não estar atualizado em relação a eventos recentes ou avanços na área de inteligência artificial que ocorreram após essa data. Ele costuma lembrar o utilizador que, por vezes as respostas podem não estar absolutamente corretas. Daí que se deva confirmar as respostas através de fontes alternativas de confiança superior.

Como subscrever o serviço ChatGPT?

Se já tem uma conta, “parabéns, faça muito bom uso dela”. Senão, antes de abrir uma conta recomenda-se que consulte os diversos planos.

A OpenAI disponibiliza 3 planos. Um plano gratuito, o plano “Plus” (20 USD por mês) e o plano “Enterprise”, que poderá subscrever depois de preencher um formulário apropriado para adesão ao serviço.

Para começar, recomenda-se o plano gratuito. Para o efeito, clique em “Try it now” e siga as instruções, que são claras e fáceis de operar.

Depois, pode ir evoluindo nos planos de subscrição, de acordo com aquilo que são as suas necessidades de negócio e à medida que for ganhando maior confiança na utilização do serviço.

Para quem ainda não tem conta, o processo de abertura é simples. Siga os seguintes passos: Abra a página do motor de pesquisa da Google  Digite “OpenAI”  Clique no URL do respetivo site   Try ChatGPT   Sign up   Insira o seu e-mail    Continue   Defina uma palavra-passe   A partir daqui proceda de acordo com as instruções.

 

1 https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4573321

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