O Impacto da Inovação no Design: tendências e transformações para a nova era

 

O design é uma forma de comunicação que vai muito para além da estética. Tem como objetivo transmitir mensagens, facilitar interações e provocar emoções, para resolver problemas e melhorar a experiência do público.

A crescente valorização do design como ferramenta de comunicação, branding e marketing, criou necessidades de inovação nos processos e instrumentos para que o designer possa ser mais eficiente e rentável. A inovação em design aborda a funcionalidade, a usabilidade e a experiência do utilizador, integrando essas qualidades de forma estratégica para garantir que as soluções criativas atendam às expectativas do público e se adaptem às mudanças constantes do mercado. Este foco contribui para criar produtos e serviços mais intuitivos, acessíveis e impactantes, que estabelecem uma ligação emocional e prática com os utilizadores.

O design é sobre pessoas e para pessoas. Assim, um dos principais aspetos que devem ser abordados ao inovar em design é a experiência do usuário, sendo necessária a compreensão das necessidades do utilizador, para que seja possível criar soluções que atendam diretamente ao público-alvo.

O alicerce de um design com qualidade é a empatia, a necessidade de compreender os problemas e oportunidades, e gerar as soluções criativas e eficazes. Este foco na resolução de problemas abrange diversas áreas, incluindo design de produtos, interfaces de usuário ou até design de serviços, tornando-se uma abordagem versátil e aplicável em diferentes contextos.

Uma das principais ferramentas que se destina à resolução de problemas é o Design Thinking, que pode tanto trabalhar a favor da inovação do design como de outras áreas, visto que a colaboração interdisciplinar é essencial para o avanço da inovação, florescendo em ambientes que incentivam a troca entre profissionais de diferentes áreas. A reunião de pessoas com conhecimentos e especialidades distintas promove a criatividade, permitindo que sejam exploradas uma gama mais ampla de soluções, com insights variados e complementares.

A sustentabilidade e o design ético são, também, componentes cada vez mais importantes da inovação. Os designers estão constantemente a explorar formas de minimizar o impacto ambiental, promover a responsabilidade social e contribuir para um futuro mais sustentável, incorporando práticas éticas nos seus processos criativos. Além disso, a inovação em design é sensível ao contexto cultural e social, reconhecendo que o ambiente em que o design será aplicado é fundamental para a sua eficácia. Considerar o contexto cultural e social permite que os produtos e experiências criados tenham uma ressonância mais profunda e um impacto mais significativo para diferentes públicos.

O processo interativo também é um elemento central na inovação em design incluindo a prototipagem, o teste e o refinamento contínuo de ideias, para possibilitar que os designers aprendam com as falhas e aprimorem as soluções a cada etapa. A impressão 3D permite que os designers consigam prototipar as suas ideias rapidamente e a um custo baixo. Este processo pode ser complementado com o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), realidade virtual e materiais sustentáveis, e amplia as possibilidades de criação, adicionando novas funcionalidades e expandindo os limites do design.

A integração de algoritmos sofisticados e de machine learning ajuda a criação de peças visuais, ampliando as possibilidades de inovação. Esta combinação permite a geração de imagens que exploram novas fronteiras visuais, com um nível de detalhe e complexidade muito difíceis de alcançar com técnicas tradicionais. No entanto, as ferramentas de IA não substituem a criatividade humana, mas complementam-na. Oferecem um suporte para que designers e criativos expandam o seu potencial, realizando projetos com maior eficiência e criatividade, e superando barreiras técnicas, sem substituir a intuição dos profissionais. A IA impulsiona a inovação ao fornecer sugestões e ideias criativas com base dos inputs dos usuários de forma que os designers possam explorar conceitos diferentes e ultrapassar os limites dos métodos tradicionais, ao experimentar soluções visuais inovadoras.

Existem ferramentas de IA que ajudam a simplificar fluxos de trabalho ao integrar-se com outras plataformas e softwares de design o que pode facilitar processos contínuos e eficientes, ao reduzir a necessidade de intervenções manuais, minimizar erros e permitir que os profissionais tenham uma visão mais coesa de todo o processo que criação. Torna possível automatizar tarefas demoradas, como edição de imagens, ajustes de layout e criação de conteúdos, permitindo que os designers concentrem o seu tempo em aspetos mais estratégicos e criativos. A capacidade de adaptação por parte dos designers, orientada pelo avanço tecnológico, mas também pela perceção humana, demonstra a nova era da criação visual, juntando a tecnologia e a criatividade para criar experiências mais impactantes e com uma maior ligação com o público.

Um exemplo de uma ferramenta de IA que apoia a criação gráfica e artística é o Adobe Firefly generative AI, que potencializa os recursos de IA generativa nos programas da Adobe como o Photoshop, o Premiere Pro ou o Illustrator. Com esta ferramenta é possível, apenas com algumas palavras, criar imagens, adicionar ou remover objetos, preencher ou expandir imagens e gerar gráficos personalizados e padrões sem costuras. O objetivo da Adobe é “desenvolver IA generativa de forma responsável, com os criadores no centro”1 (https://www.adobe.com/products/firefly.html), criando tecnologia que apoie o processo criativo e dando aos criadores vantagens não só a nível criativo como prático.

Existem outras ferramentas de IA voltadas para designers que fazem com que os profissionais de design possam explorar novos territórios dentro do design gráfico, como o Adobe Sensei, a Deepart, a Meliva.ai e o recurso Magic Resize do Canva. Estas ferramentas possibilitam um nível de personalização que seria inviável manualmente e facilitam a produção de conteúdos dinâmicos que podem ser ajustados automaticamente, de acordo com as diferentes plataformas.

Para melhorar a experiência do utilizador também existem ferramentas de análise de dados e comportamentos, de forma a realizar ajustes exatos que tornam os designs mais agradáveis esteticamente e otimizados, enriquecendo o valor dos projetos para que estejam alinhados às necessidades reais do público.

As ferramentas de IA podem ainda aumentar a acessibilidade no design a um público com experiência limitada em design, possibilitando que mais pessoas possam criar trabalhos de alta qualidade. Tornam possível expandir o alcance e a diversidade das produções visuais e contribuir o crescimento e evolução de marcas e negócios como PME, que podem não ter a capacidade de contratar uma equipa especializada.

Combinar o potencial criativo dos designers com ferramentas e processos inovadores torna possível a criação de um novo nível no design, possibilitando experiências mais ricas e satisfatórias para profissionais e público.

 

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