Qual a importância da reputação das empresas para as vendas?
Com o acentuar da concorrência, fazer com que a nossa empresa se destaque no mercado, se diferencie, não é tarefa fácil. Atualmente, oferecer produtos e serviços de qualidade não chega, é necessário que a empresa tenha uma reputação (imagem) empresarial distintiva, inspiradora de confiança.
A reputação de uma empresa é a maneira pela qual ela é percebida pelo mercado. Reflete as experiências pessoais dos clientes, das atitudes empresariais no que diz respeito às ações e práticas organizacionais e à opinião de terceiros que possam exercer algum tipo de influência em potenciais públicos de interesse.
As certificações e distinções (prémios, menções honrosas, etc) independentes são uma das formas mais eficazes para fortalecer a reputação empresarial. Por exemplo, Certificação da Qualidade, Índices de Satisfação de Cliente e Certificação Económico-Financeira que ateste a qualidade do desempenho económico e a solidez financeira (ScorePME). Estas certificações e distinções funcionam como recomendações, emitidas por entidades independentes, que sinalizam perante os públicos e mercados-alvo das empresas, que estas são de confiança para o estabelecimento de negócios (como cliente, como fornecedor, como parceiro de negócio em geral).
A importância dessas certificações e distinções para a reputação da empresa, refletem-se em diversas situações:
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Recrutamento e seleção
Num processo de recrutamento e seleção, conhecer a empresa e a sua idoneidade, e identificar-se com a sua cultura é imprescindível. As empresas reconhecidas pela sua atuação acabam por se destacar e tornam-se mais atrativas para os candidatos, fazendo com que o processo de recrutamento e seleção seja mais produtivo.
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Clima organizacional
Quando a empresa obtém uma certificação ou distinção, isso funciona como um prémio para toda a equipa e estimula o envolvimento dos colaboradores, aumenta a retenção de talentos e promove a melhoria das práticas organizacionais.
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Novos negócios
Ao adquirir um novo produto ou serviço é normal e aconselhável procurarmos por referências. Ser uma empresa imediatamente reconhecida como idónea, confiável e segura, é fundamental. Muitas empresas são imediatamente descartadas devido à má reputação ou falta de elementos objetivos de confiança. As referências criam diferenciação e, muitas vezes, são decisivas para a criação de oportunidades de negócio e consequentes decisões de compra.
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Parcerias empresariais
Cada vez mais, os negócios assentam em parcerias entre empresas: parcerias técnicas, fornecedores qualificados, agrupamentos de empresas, parcerias comerciais (franchising, redes de lojas), etc. Iniciar parcerias e mantê-las com estabilidade ao longo do tempo, é um grande desafio. É necessário existir muita confiança entre os parceiros para as manter e fazer progredir. Porque, como se costuma dizer, os contratos só servem quando as coisas correm mal.
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Relacionamento com clientes
Muitas empresas, após terem “conquistado o cliente” não realizam ações para estabelecer um relacionamento duradouro. É fundamental ter um bom relacionamento, atender as dúvidas e solicitações, ser proativo e buscar as melhores soluções que garantam a satisfação do cliente. Mas também passar uma imagem de solidez, sustentabilidade, de que é uma empresa estável e que o relacionamento pode ser mantido no médio-longo prazo.
Qual a importância da reputação das empresas para as vendas?
Qual a importância da reputação das empresas para as vendas?
Com o acentuar da concorrência, fazer com que a nossa empresa se destaque no mercado, se diferencie, não é tarefa fácil. Atualmente, oferecer produtos e serviços de qualidade não chega, é necessário que a empresa tenha uma reputação (imagem) empresarial distintiva, inspiradora de confiança.
A reputação de uma empresa é a maneira pela qual ela é percebida pelo mercado. Reflete as experiências pessoais dos clientes, das atitudes empresariais no que diz respeito às ações e práticas organizacionais e à opinião de terceiros que possam exercer algum tipo de influência em potenciais públicos de interesse.
As certificações e distinções (prémios, menções honrosas, etc) independentes são uma das formas mais eficazes para fortalecer a reputação empresarial. Por exemplo, Certificação da Qualidade, Índices de Satisfação de Cliente e Certificação Económico-Financeira que ateste a qualidade do desempenho económico e a solidez financeira (ScorePME). Estas certificações e distinções funcionam como recomendações, emitidas por entidades independentes, que sinalizam perante os públicos e mercados-alvo das empresas, que estas são de confiança para o estabelecimento de negócios (como cliente, como fornecedor, como parceiro de negócio em geral).
A importância dessas certificações e distinções para a reputação da empresa, refletem-se em diversas situações:
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Recrutamento e seleção
Num processo de recrutamento e seleção, conhecer a empresa e a sua idoneidade, e identificar-se com a sua cultura é imprescindível. As empresas reconhecidas pela sua atuação acabam por se destacar e tornam-se mais atrativas para os candidatos, fazendo com que o processo de recrutamento e seleção seja mais produtivo.
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Clima organizacional
Quando a empresa obtém uma certificação ou distinção, isso funciona como um prémio para toda a equipa e estimula o envolvimento dos colaboradores, aumenta a retenção de talentos e promove a melhoria das práticas organizacionais.
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Novos negócios
Ao adquirir um novo produto ou serviço é normal e aconselhável procurarmos por referências. Ser uma empresa imediatamente reconhecida como idónea, confiável e segura, é fundamental. Muitas empresas são imediatamente descartadas devido à má reputação ou falta de elementos objetivos de confiança. As referências criam diferenciação e, muitas vezes, são decisivas para a criação de oportunidades de negócio e consequentes decisões de compra.
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Parcerias empresariais
Cada vez mais, os negócios assentam em parcerias entre empresas: parcerias técnicas, fornecedores qualificados, agrupamentos de empresas, parcerias comerciais (franchising, redes de lojas), etc. Iniciar parcerias e mantê-las com estabilidade ao longo do tempo, é um grande desafio. É necessário existir muita confiança entre os parceiros para as manter e fazer progredir. Porque, como se costuma dizer, os contratos só servem quando as coisas correm mal.
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Relacionamento com clientes
Muitas empresas, após terem “conquistado o cliente” não realizam ações para estabelecer um relacionamento duradouro. É fundamental ter um bom relacionamento, atender as dúvidas e solicitações, ser proativo e buscar as melhores soluções que garantam a satisfação do cliente. Mas também passar uma imagem de solidez, sustentabilidade, de que é uma empresa estável e que o relacionamento pode ser mantido no médio-longo prazo.