A importância das parcerias na concretização do trabalho da UNICEF
As parcerias com a UNICEF vão além dos donativos financeiros: são oportunidades para promover mudanças significativas na vida das crianças e envolver colaboradores, clientes e parceiros numa relação que transcende o mundo dos negócios e deixa uma marca duradoura na sociedade.
No contexto atual, em que a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) se tornou uma parte essencial da estratégia empresarial, é fundamental reconhecer o papel das empresas na concretização do trabalho da UNICEF. À medida que a consciência das empresas sobre o seu papel na sociedade aumenta, também cresce a compreensão da importância de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país e do mundo. Além disso, as expectativas dos consumidores e da sociedade em relação a práticas éticas e responsáveis também têm impulsionado a evolução das práticas de RSC.
A UNICEF, por sua vez, procura ativamente parcerias com empresas que possam ser parte da solução para a sua missão. O poder das parcerias é evidente quando unimos forças para superar desafios e alcançar resultados que seriam impossíveis de se obter isoladamente. Em 2022, graças ao apoio e compromisso dos seus parceiros e doadores, a UNICEF salvou a vida a 7,2 milhões de crianças que sofriam de subnutrição aguda grave, vacinou 77,9 milhões de crianças contra o sarampo, deu acesso à educação a 37,9 milhões de crianças que estavam fora da escola, e forneceu água segura a 30,6 milhões de pessoas.
Estes são alguns exemplos dos resultados alcançados graças à dedicação e coragem dos nossos quase 17 mil colaboradores que trabalham em mais de 190 países e territórios e, principalmente, ao apoio e compromisso dos nossos parceiros e doadores. Paralelamente, contribuímos para o alcance das metas da década, uma vez que o trabalho da UNICEF impacta diretamente 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Uma parceria com a UNICEF não apenas impacta diretamente a vida das crianças, mas também proporciona benefícios comerciais e de marca para as empresas. Ao envolverem-se com uma organização de renome mundial como a UNICEF, conhecida por 9 em cada 10 pessoas no mundo, as empresas são reconhecidas como agentes de mudança, exemplos de responsabilidade social e impulsionadoras de um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Além disso, as parcerias são adaptadas às necessidades e objetivos de cada empresa, permitindo ter o conhecimento do impacto e mensurar resultados.
É importante realçar que as parcerias com a UNICEF vão além dos donativos financeiros. São oportunidades para promover mudanças significativas na vida das crianças e envolver colaboradores, clientes e parceiros numa relação que transcende o mundo dos negócios e deixa uma marca duradoura na sociedade. Estas oportunidades de colaboração estão disponíveis para empresas de todos os tamanhos, desde microempresas até grandes multinacionais, abrindo um mundo de possibilidades para investir num futuro melhor para todas as crianças e gerações futuras.
A nossa credibilidade, imparcialidade e histórico de resultados fazem de nós um parceiro de eleição. Trabalhamos incansavelmente para garantir que nenhuma criança seja deixada para trás e que todas tenham uma oportunidade justa de desenvolver todo o seu potencial. No entanto, a realização desse trabalho depende 100% de contribuições voluntárias e do apoio generoso dos nossos parceiros e doadores.
Fundada há mais de 75 anos, no rescaldo da II Guerra Mundial, a UNICEF é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho na defesa dos direitos das crianças e promoção do desenvolvimento infantil. Ao longo da sua história, a UNICEF tem desempenhado um papel fundamental na melhoria das condições de vida de milhões de crianças em todo o mundo. Acreditamos que as empresas em Portugal têm os conhecimentos, as ferramentas e, acima de tudo, a vontade necessária para fazerem parte desta mudança e desempenharem um papel ativo na conquista de um futuro melhor e mais justo para todos.
O plano estratégico da UNICEF para as crianças é ambicioso e cada número e ambição representam uma oportunidade de mudança na vida de uma criança. Convidamos as empresas a refletirem sobre o poder que têm em mãos para transformar vidas. Esperamos que se juntem a nós – hoje – para alcançar o maior impacto para todas as crianças. A UNICEF está pronta para estabelecer parcerias, fornecer orientações e apoiar as empresas na sua jornada para contribuir com o trabalho essencial que está a ser desenvolvido em Portugal e no mundo, em prol de todas as crianças e do seu bem-estar. Juntos, podemos fazer a diferença.