Departamento de felicidade nas empresas: Porque é cada vez mais importante?
A felicidade dos colaboradores torna- os mais dedicados e torna o local de trabalho um espaço mais produtivo, inovador e motivador. A motivação é o combustível que move os trabalhadores em prol da concretização dos objetivos que precisam alcançar e, na sua ausência, muitas organizações caem na monotonia e veem os seus colaboradores desanimados.
LIDERANÇA MOTIVACIONAL
Os líderes e os colaboradores são pontos vitais de qualquer organização, sendo que os líderes têm como principal função motivar os seus colaboradores, usando a criatividade para que o desenvolvimento destes seja contínuo e com resultados eficientes. Isto torna a liderança e a motivação duas peças inseparáveis.
A implementação de ações que promovam a motivação, apesar de não ser uma tarefa fácil, pode ser praticada através de formações, melhores equipamentos e condições físicas no trabalho, recompensas, reconhecimento ou uma liderança capacitada, que incentivam à criação de uma atmosfera segura. A liderança motivacional pode ser definida como uma forma de conduzir uma equipa de trabalho, cujo objetivo é garantir a motivação e o empenho dos colaboradores na realização das suas atividades, obtendo êxito e interesse no cumprimento das suas funções. O líder que é motivador, deve orientar, inspirar e incentivar a sua equipa a atingir o seu melhor nível de comprometimento.
A MOTIVAÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPA
Cada vez mais, as funções dos colaboradores interligam-se entre si e as relações de interdependência crescem, tornan a capacidade de trabalho em equipa.
Porém, o trabalho em equipa é mais do que um conjunto de colaboradores em interação, tornando-se imprescindível rentabilizar as sinergias daí resultantes e ultrapassar os obstáculos que podem ir surgindo. Um exemplo de boa aplicação de motivação e liderança é a empresa Delta (Grupo Nabeiro) que foi considerada a empresa mais atrativa para trabalhar em Portugal, pelo Randstad Employer Brand Research (REBR) 2021.
O CASO DO GRUPO BERNARDO DA COSTA
BC Segurança (Grupo Bracarense, de Bernardo da Costa), é um exemplo de boa liderança e de colaboradores motivados. Todas as vantagens para os colaboradores custam aproximadamente dois mil euros por mês à empresa, no entanto, esse investimento é rapidamente recuperado, dado que a equipa está muito motivada e naturalmente produtiva.
• A empresa oferece aos seus colaboradores serviços de lavandaria, entrega de comida ao domicílio, prémios mensais e anuais, spa durante o horário de trabalho e férias em destinos paradisíacos (Punta Cana, Jamaica, México, República Dominicana, Cuba).
• Criou um Departamento de Felicidade, para proporcionar aos seus colaboradores um conjunto de benefícios, tais como: seguro de saúde, dia de aniversário, uma sala de convívio (com bilhar, pingue-pongue e matraquilhos), e dias temáticos.
• Fixou um ordenado mínimo em 800 euros, em cinco das suas seis empresas.