Explore o Caminho da Sustentabilidade com a SCORING Magazine

A SCORING Magazine é uma revista sobre gestão, destinada às PME portuguesas. A 5ª edição debruçou-se sobre a sustentabilidade e o ESG, e a forma como podem impactar as empresas e como elas o podem implementar no seu dia-a-dia. Para esta edição, tivemos a ambição de realizar uma revista de referência, pela abrangência, profundidade técnica e especialidade dos autores. Se quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre sustentabilidade e ESG, leia esta revista!

A capa dá vida ao tema “A jornada de sustentabilidade das PME”, e as restantes páginas exploram assuntos como os fundos comunitários, a taxonomia europeia, a economia circular, o greenwashing ou o burnout vs boreout (consulte aqui o índice completo). Também irá encontrar dois estudos de caso concretos, onde a sustentabilidade se dá a conhecer de duas formas distintas: o caso do Café Joyeux ajuda-nos a desmistificar o preconceito que existe com jovens adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, promovendo a sua inclusão social; e o caso da Peggada, que nos incentiva a um estilo de vida mais sustentável, através de um diretório de negócios mais “amigos” do ambiente e de iniciativas desenvolvidas pelos mesmos.

Com a leitura desta revista, pretendemos ajudá-lo a si e à sua empresa a ter um modelo de negócio mais sustentável, através da instrução das temáticas relacionadas com a área, e a oferta de soluções que poderá implementar na sua realidade. Tal como o nosso CEO Carlos Gouveia afirma, “quando a jornada para a sustentabilidade está bem implementada na empresa, nos seus processos de decisão e nas suas práticas operacionais do dia-a-dia, a empresa está em condições de procurar criar impacto na sociedade, impacto ambiental e impacto social”.

Uma das soluções que apresentamos aos nossos leitores, para um caminho mais sustentável e verde, é a Taxonomia europeia, que é uma matriz de avaliação que determina se uma atividade económica contribui para os objetivos de sustentabilidade da União Europeia, considerando-se “verde”. A UE procura, assim, direcionar os fluxos de investimento para atividades consideradas sustentáveis, disponibilizando critérios de classificação, de forma a evitar o greenwashing. Nesse artigo são listados todos os setores que estão abrangidos pela Taxonomia europeia, e o que deve fazer caso seja um deles. Ainda neste sentido, poderá contar com a apresentação dos fundos comunitários no âmbito da promoção da sustentabilidade nas PME, através dos programas do Portugal 2030 e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que são ferramentas à disposição das empresas e possuem vários instrumentos direcionados para a sustentabilidade.

A introdução do modelo de Flourishing Business Canvas irá permitir à sua empresa destacar-se e ser reconhecida como um negócio sustentável, onde irá aprender os benefícios do modelo e a interpretar as suas dimensões. Ainda é abordado o conceito de economia circular, e a importância na urgência da sua aplicação, onde são apresentados dados do estado crítico em que o planeta se encontra, bem como exemplos de marcas que apostam numa mentalidade de economia circular, aplicadas ao seu setor (por exemplo, Patagonia, Fairphone, Refood, Too Good To Go e Jordão).

Relacionados com a área do marketing, poderá encontrar um artigo explicativo baseado no livro “Marketing, Responsabilidade Social e Causas – da teoria à prática”, escrito pelo próprio autor, onde são esclarecidas as diferenças entre as expressões Marketing de Responsabilidade Social, Marketing de Causas e Responsabilidade Social do Marketing. Ainda neste setor, um assunto bastante atual, apresentado por uma especialista da área, são abordados os desafios ao combate no greenwashing, no sentido de promover o verdadeiro marketing verde para uma publicidade mais precisa e confiável, com práticas sustentáveis e responsáveis.

Atendendo à parte social do ESG, nesta edição contará com temas de elevada importância: a igualdade, diversidade e inclusão nas empresas, como forma de reter os talentos e permitir que os colaboradores se sintam incluídos e representados; a relevância da saúde mental, especialmente os fenómenos do burnout e boreout, que podem impactar as empresas e ter consequências negativas significativas; e a importância dos códigos de ética e conduta nos negócios, que são cruciais para definir a cultura e a identidade da empresa.

Com isto, não perca uma leitura tao vasta e diversificada, onde poderá beneficiar de artigos escritos por especialistas, aplicar os conhecimentos à gestão da sua empresa, e melhorar o dia-a-dia e dos seus colaboradores.

 

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