Fundo PME 2024: Proteja as suas ideias. Proteja o seu negócio.
Atenção: as candidaturas para o Fundo PME Ideas Powered for business estão a decorrer até dia 6 de dezembro de 2024, mas apresse-se. Os fundos são limitados e estão disponíveis em função da ordem de entrada dos pedidos.
Pois é, de acordo com a informação disponível, os cupões são atribuídos consoante a submissão das candidaturas, logo é aconselhável a que sejam efetuadas quanto antes, sob pena de as verbas terminarem. Isto é: não há tempo a perder!
O Fundo PME Ideas Powered for business é um regime de subvenções criado com o objetivo de ajudar as PME a proteger os seus direitos de Propriedade Intelectual. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia, que foi implementada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), cujas candidaturas tiveram início já no dia 22 de janeiro de 2024 e se prolongam até dia 6 de dezembro. Mas, antecipe-se. Não espere pelo fim do prazo.
A edição deste ano tem um valor estimado de 20 milhões de euros e representa uma oportunidade para as empresas garantirem a segurança e o reconhecimento das suas inovações.
Qual a importância de proteger a Propriedade Intelectual?
Cada vez mais, e sobretudo devido à era digital, a proteção da Propriedade Intelectual é indispensável, uma vez que a cópia de ideias e produtos pode prejudicar gravemente uma empresa. Esta é uma forma de impedir que sejam utilizados sem autorização.
A proteção da Propriedade Intelectual não só protege as criações e as inovações das PME, como impulsiona o seu crescimento, competitividade e valorização no mercado. Trata-se de um investimento estratégico para o sucesso e para a sustentabilidade do negócio.
Esta proteção, através do Fundo PME, pode abranger muitos ativos diferentes, incluindo marcas, desenhos e modelos, patentes e variedades vegetais.
Quem pode candidatar-se?
PME estabelecidas na União Europeia.
Como funciona?
As subvenções são concedidas sob a forma de cupões que a empresa pode utilizar para pedir um reembolso. A verba será transferida diretamente para a conta bancária da PME.
Ou seja, o processo é simples: Em primeiro lugar, o proprietário da empresa, um colaborador ou um representante externo autorizado deve submeter a candidatura à subvenção; em segundo, a empresa vai receber a concessão da subvenção e os cupões; em terceiro, deve solicitar e pagar as atividades de Propriedade Intelectual; e, por fim, obter o reembolso.
Desta forma, a sua empresa tem a possibilidade de ser parcialmente reembolsada das despesas com pré-diagnóstico de Propriedade Intelectual – IP Scan e IP Scan Enforcement; pedidos de marca e design; patentes; e variedades vegetais.
Aproveite esta oportunidade para garantir a proteção da Propriedade Intelectual da sua PME, impulsionando o seu crescimento e competitividade no mercado.
Informe-se, saiba tudo sobre os quatro diferentes cupões e formas de reembolso e não deixe passar esta oportunidade. Candidate-se agora e proteja os seus direitos.