A Inteligência Artificial ao serviço do marketing

 

O livro “Marketing 5.0” aborda a estrutura mais recente proposta por Philip Kotler, um especialista em marketing de renome mundial. Baseado nos modelos anteriores de marketing, esta nova abordagem adapta os modelos à atual era digital e às redes sociais, com enfoque num desenvolvimento sustentável.

O Marketing 5.0 faz parte de uma nova abordagem estratégica empresarial, que vai além do foco no cliente e no produto, característico do marketing tradicional.

A evolução sofrida nos últimos anos na era digital e, consequentemente, no marketing digital, leva à exigência de uma visão mais humanizada e centrada de cada marca, junto do seu público-alvo.

Trata-se assim de uma abordagem mais completa e integrada, que procura envolver os consumidores de forma mais profunda e significativa. Ao focar-se não apenas no produto, mas também no propósito da marca e nas necessidades individuais dos clientes, este novo modelo proporciona uma experiência mais personalizada e relevante, gerando maior satisfação e fidelização dos consumidores, num mercado cada vez mais competitivo.

O Marketing 5.0 é baseado em cinco pilares principais:

Assim, de acordo com Kotler, o Marketing 5.0 leva em consideração as mudanças transformacionais provocadas pelos avanços tecnológicos e enfatiza a integração das estratégias de marketing tradicional e digital, reconhecendo a importância da interação com os clientes a um nível mais profundo e pessoal.

Os princípios chave de Kotler para o Marketing 5.0 são:

A inteligência artificial no marketing 5.0 contempla a evolução do uso da tecnologia no campo do marketing, centra-se no relacionamento humano e na personalização das interações com os consumidores.

A inteligência artificial pode ser usada para analisar grandes volumes de dados do comportamento do consumidor, identificar padrões e prever as suas necessidades e preferências. Com base nesses insights, as empresas podem personalizar e direcionar as suas campanhas de marketing e comunicação, de forma a conseguirem alcançar resultados mais eficazes.

Além disso, a inteligência artificial pode ser utilizada para melhorar a experiência do cliente. Chatbots e assistentes virtuais são exemplos de como a IA pode ajudar a fornecer suporte e assistência 24/7. Tendo em conta que uma loja online é globalizada, ou seja, funciona com todos os fusos horários do mundo, não se cingindo apenas ao fuso horário do país de origem, o que torna a experiência do cliente mais conveniente e satisfatória.

No marketing 5.0, a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas a conectarem-se melhor com seus clientes e fornecer experiências personalizadas e relevantes. Ela permite que as empresas identifiquem os desejos e necessidades individuais dos clientes, criem conexões emocionais e construam relacionamentos duradouros.

Como em qualquer avanço tecnológico, é importante que as empresas estejam cientes dos desafios éticos e de privacidade associados à inteligência artificial no marketing 5.0. É fundamental garantir a transparência e a proteção dos dados do consumidor, bem como promover o uso responsável da tecnologia para evitar possíveis efeitos negativos, através de uma utilização ética.

Em resumo, a IA permite aprimorar a co-relação de dados, muito melhor que os humanos, desenvolver tendências e aproximar a marca do consumidor. Permite também estabelecer uma comunicação 24/7, fundamental para o mundo online. E, mais que tudo, permite-nos a nós, humanos, que tenhamos tempo e disponibilidade para desenvolver uma capacidade inata: a criatividade e a diferenciação no posicionamento da marca em cada segmento de mercado.

 

Artigo baseado no livro Marketing 5.0, Tecnologia para a Humanidade de Philip Kotler, Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya, Maio 2021, Actual Editora
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