As perguntas que devemos responder para preencher o Flourishing Business Canvas
1. Ambiente / Meio Ambiente
Este negócio faz parte da economia, que é criada pela nossa sociedade, que por sua vez é, em última instância, absoluta e imediatamente dependente do ambiente. Estes são os contextos vitais para qualquer empresa – todos os riscos e todas as oportunidades – incluindo a sua. Este negócio também faz parte de uma constelação de valor onde também estão inseridas outras empresas, organizações, comunidades, indivíduos, animais, plantas e meio ambiente. Ao responder às perguntas apresentadas pelo canvas para a sua empresa, leve em consideração que as suas respostas precisam de refletir estes contextos vitais e outros atores da sua constelação de valor.
2. Processo
Como, onde e com que meios é que esta empresa consegue cocriar o seu valor para alcançar as suas metas?
3. Valor
Que valor é cocriado e codestruído agora e/ou no futuro, entre esta empresa e todos os stakeholders envolvidos?
4. Pessoas
Quem são todas as pessoas envolvidas nesta empresa: as pessoas para quem, com quem e por quem essa empresa faz as suas atividades?
5. Parcerias
Que acordos ou contratos formais de parceria são exigidos por esta empresa? Estes acordos de parceria habilitam o negócio a ter acesso preferencial a que recursos-chave? (por exemplo, um acordo para fornecer matérias-primas). Que atividades críticas é que estes acordos de parceria garantem que sejam realizadas para esta empresa? (por exemplo, um acordo para entregar o produto/serviço).
6. Recursos
Quais são os recursos-chave tangíveis e intangíveis necessários para executar as atividades críticas desta empresa, de modo a alcançar as suas metas?
7. Governança
Quais os stakeholders que podem tomar decisões sobre: que atores são stakeholders legítimos, quais são as metas da sua empresa, quais são as cocriações de valor e respetivos processos? Quais são os arranjos de governança para esta empresa? Ou seja, que stakeholders têm o poder de tomar decisões sobre que tópicos?
8. Atividades
Que atividades críticas esta empresa realiza para se esforçar a alcançar os seus objetivos? Que atividades críticas permitem que cada valor seja cocriado ou codestruído? Quais são as atividades críticas que criam e entregam cada produto ou serviço?
9. Inventários biofísicos
Quais os inventários finais que fornecem os recursos-chave tangíveis que são transportados, fluem e/ou são transformados pelas atividades críticas desta empresa para alcançar as suas metas? Que materiais biofísicos – vivos e não vivos – é que são necessários para cocriar valor com os seus stakeholders? Orientação: de acordo com as leis de conservação da matéria, todos os materiais permanecem como inventários biofísicos em algum lugar do nosso único e compartilhado planeta, independentemente das atividades passadas, presentes e futuras deste negócio.
10. Serviços de ecossistemas
Os serviços do ecossistema são processos movidos pelo sol que usam os inventários biofísicos para criar fluxos de benefícios que os humanos precisam: água limpa, ar fresco, solo vibrante, crescimento de plantas e animais, etc. Que fluxos destes benefícios é que são necessários, prejudicados ou melhorados pelas atividades deste negócio? Exemplo: veja o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)’S Corporate Ecosystem Service Review v2.0.
11. Co-criações de valor
Que valor é cocriado com cada stakeholder, satisfazendo as necessidades do ator associado, com a sua perspetiva (do mundo), agora e/ou no futuro? Com que produtos ou serviços é que cada cocriação de valor está associada?
12. Co-destruições de valor
Que valor é codestruído com cada stakeholder, prejudicando a satisfação das necessidades do ator associado, de acordo com a perspetiva dele (visão do mundo), seja agora e/ou no futuro?
13. Produtos / Serviços
O que esta empresa oferece e proporciona aos seus clientes, consumidores ou stakeholders usuários que cocria valor com os setores associados para melhor atender às suas necessidades? Quais são as ofertas que os consumidores, clientes ou stakeholders usuários pagam à empresa para obter pelo menos algum benefício (mesmo que seja apenas financeiro)?
14. Stakeholders
De que forma é que cada ator está envolvido nesta empresa? Quais os papéis que cada ator assume sendo um stakeholder na empresa? Exemplos: cliente, funcionário, investidor, fornecedor, comunidade, regulador, financiador.
15. Relacionamentos
Que tipos de relacionamentos devem ser estabelecidos, cultivados e mantidos com cada stakeholder por esta empresa, por meio dos seus canais, para que o valor seja cocriado (ou codestruído)? Exemplos: tomar conhecimento, construir confiança/interesse, tomada de decisão, cocriar valor, experiência, colaborar/apoiar, coevoluir.
16. Canais
Que canais serão usados por esta empresa para comunicar, interagir e desenvolver os tipos necessários de relacionamento com cada stakeholder (e vice-versa)? Exemplos: retalho, pessoalmente, internet, telefone, correio, entregas, transporte.
17. Atores
Quem e o que pode ter interesse com o facto desta empresa existir? De que grupos ou conjunto de atores vêm as pessoas que desempenham o papel de stakeholders nesta empresa? Que indivíduos, grupos ou organizações é que esta empresa pretende alcançar e cocriar valor para atender melhor às necessidades desses atores? Exemplos: seres humanos, ONGs, Governos, Media, outras formas de vida e natureza (geralmente representadas por uma ONG), etc.
18. Necessidades
Que necessidades fundamentais dos atores esta empresa pretende satisfazer ou pode impedir? Orientação: para inspiração em possíveis necessidades, reveja a pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow ou, de preferência, a Matriz de Necessidades Humanas Fundamentais de Max-Neef.
19. Custos
De que forma é que esta empresa escolhe medir os custos incorridos pelo seu modelo de negócio (Ambiental, Social e Economicamente)?
20. Metas
Qual é a definição de sucesso desta empresa: em níveis ambientais, sociais e económicos? Quais são as metas que os stakeholders concordaram alinhar com o porquê/propósito/visão que escolheram para esta empresa? (usando as métricas adequadas).
21. Benefícios
De que forma é que esta empresa escolhe medir os benefícios resultantes do seu modelo de negócio (benefícios ambientais, sociais e económicos)?
22. Resultados
Que resultados demonstram se esta empresa alcançou as suas metas, atingindo a definição de sucesso dos seus stakeholders ao longo do tempo? De que forma é que esta empresa mede os benefícios e custos para determinar se estes resultados são alcançados ou não (em unidades ambientais, sociais e monetárias)?
Saiba mais sobre o novo canvas para os modelos de negócios sustentáveis.